segunda-feira, 5 de novembro de 2007

LIXO VISUAL EM ÁREA MILITAR


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), segue de bem com a opinião pública porque, entre outras providências, teve a coragem de apresentar o projeto Cidade Limpa, que proíbe outdoors e painéis eletrônicos e limita as placas com o nome dos imóveis comerciais em estruturas de até quatro m².

Havia 4,5 mil anúncios regulares em São Paulo e 15 mil irregurlares. Além dos outdoors, foram vetadas propagandas em ônibus, carros e motos; anúncios infláveis, faixas, avisos de liquidação em vitrines e anúncios nas laterais e nas coberturas de prédios, entre outros. Cartazes e painéis em pontos de ônibus e sistemas de som em lojas para atrair fregueses também foram proibidos. A população está adorando.

A prefeitura paulistana arrecadava R$ 3 milhões a partir dos anúncios regulares, mas preferiu abrir mão do dinheiro para ter uma cidade mais bonita.

Por aqui, em Rio Branco, não existe iniciativa semelhante por parte do prefeito Raimundo Angelim (PT) e a poluição visual toma conta da paisagem urbana.
Péssimo exemplo vem do 7º Batalhão de Engenharia de Construção, na avenida Nações Unidas, que tem permitido a instalação de outdoors de empresas privadas na área militar.

A bela paisagem da antiga Estação Experimental de Rio Branco abriga agora muito lixo visual.
Certamente alguém está se beneficiando da situção, afinal o Exército não tem o direito de privilegiar a propaganda de algumas empresas em área militar, que é, diga-se, área pública.

Agradeço ao leitor anônimo que sugeriu este post.
A prefeitura e o Ministério Público deveriam agir.


4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, e em alguns pontos vemos dezenas de outdoors, lado a lado, que emporcalham a paisagem. Pior ainda quando são mal cuidados. Não sou totalmente contra, acho que pode haver exceções no caso de uma proibição por lei, pois outdoors eletrônicos e painéis, dependendo de onde são colocados, até dão um ar de mondernidade.

Anônimo disse...

Altino,
obrigada por ter aceito a sugestão. Você fez uma reportagem completa!!!
É que tem coisa que simplesmente aborrece... é o caso desses outdoors!
Espero que esse apelo chegue aos ouvidos das autoridades competentes.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com esse post, acho que é opinião de toda população que passa pelo 7º BEC e vê esse absurdo, tinhamos até então a impressão de que uma área militar era inabalável, podemos tirar exemplo dos jovens que foram presos, por entrarem nessa referida áres, autoridades por favor, retirem esse "Lixo" da área militar

Adriano disse...

Bem postado... Eu fiquei de boca aberta quando vi outdoors dentro da área militar... juro que fiquei sem saber o que falar naquela hora.

Será que rolou um extra na mão dos superiores para liberar isso?

Daqui a pouco até os carros da polícia vão ter aquelas placas luminosas igual de taxi americano com propagadas!
kkkkkkkkkkkkkkk

Se liberarem a fachada do Palácio do Governo para rolar um merchan, vou ser o 1º a entrar na briga para comprar!
kkkkkkkkkkkkkkkkk