quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A FLORESTA DOS RURALISTAS

Site O Eco trata como "economia da degradação" o pedido do governo do Acre que levou o Conama a recomendar a diminuição do nível de proteção ambiental no Estado. Ruralistas querem anistia para quem desmata no país. Veja as notas de meio ambiente da coluna Salada Verde:

"Já está disponível para quem quiser conhecer uma pérola ruralista: o relatório do deputado Homero Pereira (PR-MT) sobre o projeto de lei 6424 (2005), que altera o Código Florestal. O texto foi elaborado para votação da lei na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Em seu substitutivo, o parlamentar aceita todas as sugestões feitas pela bancada ruralista de liberar a recomposição de reserva legal na Amazônia com espécies exóticas, como dendê, teca, eucalipto e cacau. Além disso, propõe que produtores não tenham mais a obrigação de fazer o plantio de árvores no mesma bacia em que houve a degradação.

Agora, pérola mesmo está no artigo 44 do texto do parlamentar Homero Pereira. “Art. 44-E Os detentores de imóveis rurais, nos Estados que compõem a Amazônia Legal, a qualquer título, que se cadastrarem nos termo desta lei, usufruirão dos seguintes benefícios: I – cancelamento de multas relativas a eventuais autuações relacionadas a inobservância de cumprimento do código florestal, até a publicação desta Lei;” Anistia pouca é bobagem.

Não por mero acaso, o relatório de Pereira exclui todas as sugestões que vieram do Ministério do Meio Ambiente. Não custa lembrar, que os ambientalistas da Esplanada viram na alteração do Código Florestal a chance de introduzir algumas medidas de controle e por isso sentaram na mesa dos ruralistas. Mas o relatório não acatou a sugestão de criar uma moratória de um ano ao desmatamento em regiões já degradadas. O texto também sustenta que não serão precisos estudos de paisagem (considerados importantes para a conectividade de áreas preservadas) para a definição de áreas de reserva legal.

Agora o substitutivo do PL 6424/2005 passará por mais algumas sessões na Comissão de Agricultura para votação. Se for aprovado segue à Comissão de Meio Ambiente e depois para a de Constituição e Justiça. Quem sabe até lá o jogo vira a favor da floresta.

Economia da degradação
Não bastasse o apoio velado do Ministério do Meio Ambiente e de algumas Ongs às negligentes alterações ao Código Florestal propostas pelo PL 6424/2005, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sinalizou nessa terça que pode baixar o nível de proteção ambiental no Acre. Para o estado da ministra Marina Silva, o conselho recomenda uma redução de 80% para 50% da reserva legal nas regiões submetidas ao Zoneamento Ecológico-Econômico Estadual, aprovado em dezembro do ano passado pela Assembléia Legislativa.


As alterações têm como alvo a chamada Zona 1 do ZEE acreano, que ocupando um quarto do estado. É lá onde estão propriedades rurais de todos os portes, projetos de assentamentos e pólos agroflorestais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a proposta do Conama “pretende levar ao melhor aproveitamento econômico de áreas já degradadas”, e ficariam excluídas Áreas de Preservação Permanente, corredores ecológicos e outras áreas com valor ecológico. Quer dizer, um ótimo desestimulo a recomposição florestal de áreas degradadas".

4 comentários:

. disse...

Oque me chama a atenção é o fato de que os grande defensores da floresta intacta moram no sul e sudeste, e passam o dia em luxuosos escritorios na Av. Paulista... se amam tanto a floresta, porque nao moram com os indios ou se isolam bem no meio da selva

Anônimo disse...

O que me chama a atenção é que os grandes agressores da Floresta intacta moram no Norte e Centro-Oeste. Se gostam tanto de desertos, por que não se mudam para os sertões nordestinos e se isolam bem no meio das caatingas?

Dando Pitacos disse...

Seu artigo, como tanto outros, é inteligente e tem tudo a ver com a luta pela preservação ambiental.

Sem lhe pedir licença, porque acho que você não se oporá, utilizei o texto e o publiquei no meu blog, onde gostaria que você fizesse um comentário.

Não conhecia seu trabalho, mas seu blog já está entre os meus favoritos, e daqui em diante será visitado sempre!

Um grande abraço...

Anônimo disse...

Ser ambientalista no Brasil nos tempos de hoje é muito fácil.
Quero fazer alguns questionamentos:
Por que vocês não proibem a Base de Alcantara que está instalada no coração da Amazônia e pertence aos Americanos?
Por que vocês não proibem a remessa de animais silvestres para a Europa, ora se os Europeus prezam tanto pela Amazônia, por eles compram estes animais?
Por que vocês não deixam de comer picanha assada, costela, alcatra etc...
Já sei, sem os produtos da Amazônia legal, vocês teriam que comer ou beber etanol.
Acorda, garotada, os Americanos e os Europeus utilizam nossa floresta para compensar as poluições deles. Por que eles não plantam árvores nos países deles.
Acho que a floresta tem que ser preservada, porem o Governo tem que ter política séria, voltada a sobrevivências dos que vivem na Amazônia, não aplicar multas e efetuar prisões com a finalidade de mostrar na mídia que está atuando na floresta.
Vamos preservar, mas tambem temos que desenvolver.