sexta-feira, 30 de novembro de 2007

BINHO QUER MAIS LIBERDADE NO ACRE


O governador Binho Marques (PT) reafirmou hoje compromisso com a liberdade de imprensa no Acre ao participar da inauguração da sede do Sindicatos dos Jornalistas, durante a qual assinou convênio de R$ 25 mil para ajudar a entidade na realização do prêmio de jornalismo José Chalub Leite.

Quando era candidato, Binho Marques havia prometido, em debate com jornalistas, que iria romper a tradição dos governadores do Acre, que costumam interferir diretamente nas redações dos veículos de comunicação para assegurar um noticiário bajulador. Na ocasião, disse que não gostava de bajulação e que jamais telefonaria para jornais para influenciar no noticiário.

- Prometi que não ia infernizar a vida de ninguém e espero estar cumprindo com isso. Cada um é dono do seu juízo. Cada um sabe o que faz e o que fala. Essa democratização para mim é fundamental para que todos tenham condições de passar pelo crivo do julgamento da população. Quem quiser expor suas idéias tem e deve ter total liberdade para isso porque nós temos o nosso povo pra julgar se é certo ou errado. Faz parte da nossa formação social fortalecer essa possibilidade de nós termos uma democracia verdadeira - afirmou.

O governador fez referência às novas mídias e assinalou que hoje existe a possibilidade de democratizar ainda mais a comunicação.

- Cada um pode fazer seu blog. Dificilmente vão ter a qualidade do blog do Altino. Mas cada um pode fazer o seu. O Altino se especializou nisso. Mas qualquer garoto pode fazer um instrumento poderoso de comunicação, de denúncia, de construção de uma idéia nova ou do fortalecimento de um paradigma de sociedade. Isso é muito bom e eu espero contar com vocês para esse esforço.

Assista, sem censura e edição, a manifestação de Binho Marques.

5 comentários:

Michelle Portela disse...

Oi, Altino!
Tamb�m vou usar a entrevista citada no post anterior no meu estudo, ok?

Gostaria de comentar o post sobre liberdade de imprensa.

Acredito que a todos, sem excess�o, � vis�vel o comprometimento dos ve�culos de comunica�o (grandes, m�dios ou pequenos) com interesses particulares, sejam familiares ou pol�ticos, de esquerda ou direita -temas intimamente ligados.

De certa forma, no Brasil atual, ficou mais f�cil criticar a imprensa, a m�dia, o jornalismo, o jornalista, etc..

Por�m, acredito que em termos de crise, n�o apenas midi�tica, o questionamento se desdobra em muitas dire�es; vou me ater a uma delas: qual o papel das fontes na constru�o dos problemas sociais nos jornais acreanos?

Atualmente? N�o sei, suponho que seja fraco, vide a intensa cobertura da agenda pol�tica oficial. Mesmo no seu cr�tico blog, esse tema � recorrente.

N�o se trata de fundar novos jornais, mas sim fazer valer a democratiza�o da informa�o t�o batalhada em outros tempos, inclusive com experi�ncias vitoriosas em Comunica�o.

Nas d�cadas de 1960, 1970 e 1980, o movimento social construiu um jornalismo de alta qualidade, para, inclusive, travar disputas de interesses pol�ticos na Amaz�nia. Olhar o pa�s a partir da nossa perspectiva era algo nunca experimentado. As disputas locais, de repente, passavam a ser inseridos no mapa dos acontecimentos brasileiros e a tomada de consci�ncia a ser uma realidade entre os acreanos. Ao informar, os meios de comunica�o ligados aos movimentos sociais invertiam o jogo no campo do poder simb�lico desempenhado pelas "m�dias ruralistas", como classifico os grandes jornais existentes no Acre naquele per�odo - a adjetiva�o � necess�ria � distin�o. O Varadouro � um exemplo cl�ssico desse processo, que n�o se repetir� facilmente.

At� agora, por exemplo, n�o li uma �nica linha nos ve�culos acreanos sobre a discuss�o da TV P�blica, que assombra jornalistas, comunicadores e a sociedade civil organizada no pa�s. Afinal, h� discuss�o sobre a TV P�blica no Acre? H� uma comiss�o Pr�-TV P�blica?

Tomara que sim. Mas antes de gerar pol�micas desnecess�rias, me parece bom explicar que a Tv P�blica foi recentemente criada pelo presidente Lula, unindo as TV�s Educativa e Cultura. Ela passar� a ser administrada por um Conselho Gestor, do qual a sociedade civil deve fazer parte.

Mais ainda, � preciso dizer que a legisla�o brasileira permite tr�s tipos de concess�es: estatal, p�blica e empresarial. Somente a p�blica ainda n�o havia sido implementada.

No Acre, est� em jogo a boa experi�ncia da TV Aldeia e r�dio Aldeia FM - a melhor que j� ouvi na minha vida, "de verdade" -.

O debate da televis�o p�blica deve acontecer entre todos, pois ela � para todos. Sem utopias, mas por direito constitu�do.

Por fim, desejo sorte e vida longa ao Sindicatos dos Jornalistas do Acre e ao Binho, um cara que participou daquele processo.

Abra�os,
Michelle Portela

Michelle Portela disse...

Também não acredito que a prática jornalística seja a exposição de idéias, marcadas por quem tem "juízo" ou não.

. disse...

Altino, vc ja percebeu como a equipe de apoio do atual governo gosta de um cavanhaque... Daniel Zen, Monteiro... o proprio Binho e por ai vai.... espero que seja por estilo proprio e nao pra imitar ou agradar, como fez o Ciro Gomes que passou por ridiculo perante o povo brasileiro e, principalmente aqueles que lhe confiaram voto

Saudades do Acre disse...

O cavanhaque pode ser homenagem.
Eis o provável destinatário:

http://www.historylearningsite.co.uk/fileadmin/historyLearningSite/trotsky.jpg

Unknown disse...

O Jorge Errou!!!
Quando o ex-governador Jorge Viana bateu o pé e insistiu na candidatura de Binho Marques a governador, sinceramente eu ví com certa dose de desconfiança e de medo, imagina uma pessoa que nunca tinha enfrentado uma urna e cuja qualidade técnica nunca havia ultrapassado as fronteiras de uma pasta no governo; enfim, comecei a ouvir os discursos elogiosos feitos pelo Jorge, e todos os outros sobre os avanços na educação, bem, decidi, me convencí mesmo a contragosto que seria a melhor opção e realmente foi naquele momento. Hoje passados quase um ano da administração de Binho vejo que Jorge estava enganado, Binho não está conseguindo dar continuidade ao projeto da frente popular, talvés sua postura extremamente técnica o está vendando os olhos para uma coisa que nos parece clara, a frente popular do Acre, uma engenharia politica construida a duras penas pelo Jorge Viana está com os dias contados, a postura arrogante de seus assesores, a falta de comando, a ultima palavra, a decisão, não é mais sua, não é mais do governador,estamos vivendo o governo dos assesores, super assesores acima do bem e do mal,talvés no seu esforço de ser diferente, de dar cara nova a sua administração Binho Marques está perdendo o controle, Binho não é politico e isso é mal, os petistas estão com os dias contados à frente do estado, Binho tá conseguindo em um ano o que durante anos a oposição vinha tentando, já não há unidade, já não há projeto comum, já não há dialogo, Jorge errou, Binho é muito mais governo, Binho é muito mais oposição.