quarta-feira, 19 de setembro de 2007

ENCONTRO DAS ÁGUAS

A água poluída e fétida que desce pelo canal do belo Parque da Maternidade, em Rio Branco, encontra as águas do combalido Rio Acre, a 557 metros em linha reta do Palácio Rio Branco, a sede do governo da floresta.

A água fétida e poluída que sai de casas, hospitais e indústrias, inclusive curtumes, é toda lançada dentro do Rio Acre, o que explica em parte a morte de milhares de peixes nesta semana, em Belo Jardim, a 45 minutos de barco do centro da capital. A imagem acima foi captada pelo fotojornalista Marcos Vicentti, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre.

É uma imagem negativa para o Acre, a terra de Chico Mendes, Marina Silva e tantos outros santos milagreiros da política. É uma imagem que depõe contra o governo da florestania, cuja meta é tornar o Acre nos próximos três anos o melhor lugar da Amazônia para se viver e futura sede de Copa do Mundo.

Usa-se na região, sem qualquer controle, agrotóxicos como Tordon e Radap (veja aqui) contra pragas em pastagens. Tanino e cal também são usados abusivamente pelos curtumes. É provável que a causa da mortandade de peixes no Rio Acre tenha sido o rompimento de alguma lagoa de contenção de rejeitos químicos dos frigoríficos na BR-364. Com certeza continuarão impunes.

O Ministério Público do Acre se mostra incapaz de exercer o papel constitucional de agir em defesa do meio ambiente e da sociedade. Como, às vezes, funciona no tranco, a Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente agora ameaça responsabilizar o governo estadual e a prefeitura de Rio Branco pelos crimes ambientais que têm resultado na lenta agonia do Rio Acre. O MP prevarica todos os dias e também deveria ser responsabilizado criminalmente por não fazer do velho Acre uma causa.

Clique sobre a imagem para visualizá-la ampliada.

18 comentários:

Pedrinho Itapuã disse...

Parece que o descaso com o país, com a natureza e com a sociedade reina de norte a sul e de leste a oeste.

Anônimo disse...

Uns empenhados em fuso horário, outros a sensura jornalistica em favor a vandalos burgueses, quem sobra: nós sonhadores...

"Quando a última árvore tiver caído,
...quando o último rio tiver secado,
...quando o último peixe for pescado,
...vocês vão entender que dinheiro não se come."
(Greenpeace)

Prefiro ser um sonhador...

Anônimo disse...

Altino, cê sabe quanto recebe, por mês, um Procurador do Ministério Público Estadual. Procure saber. Assim você vai entender porque, principalmente a promotoria do meio ambiente e do controle da administração pública, são tão omissos!

Anônimo disse...

É o caso do fiscal merecendo ser fiscalizado. Isso vale também para o Tribunal de Contas que coloca muita sujeira debaixo do tapete. Lá, os conselheiros aprovam tudo com ressalva. Mas aprovam. Seja bem vinda Nalu Gouveia a mais essa boquinha fácil. (Fred dos Santos)

Anônimo disse...

O problema é que todos sabíamos que o canal da maternidade deveria ter tido um tratamento menos cosmético e mais sanitário; que o Rio Acre deveria ter sido "cuidado", como gostam de dizer os florestais, e não receber aquela passarela horrível, iluminada como se fosse um bordel.
O problema é que o povo escolheu o circo, e não o pão da vida saudável. A elite petista, incluindo a ala ambientalista, se orgulha de tomar sua cervejinha no parque, sentindo o delicioso aroma do canal.

Anônimo disse...

"Santos milagreiros" é ótimo! Talvez seja por isso que o tião viana declarou que vai pro céu, ao se defender no caso da assessora paga pelo senado (por nós) para cuidar das "finanças" do pt.

ALTINO MACHADO disse...

Fred, li com perplexidade a seguinte notinha na Tribuna, hoje: "A escolha da deputada Naluh Gouveia é um prêmio à luta dela em defesa do partido, das causas sociais como dos trabalhadores em educação e dos governos da Frente Popular. É um prêmio ainda àquela mulher que sempre quis voar mais alto dentro do PT e nunca teve chance".

Anônimo disse...

Conheço um monte de gente que se enquadra nesses "critérios" que a tribuna utiliza para defender a nomeação da Naluh para o tc. Aliás, entrando na onda do pt, que quer acabar com o senado, defendo, se não o fim, a reformulação desse tribunal. Como confiar numa congregação que tem o dever de fiscalizar e julgar o governante que indica seus membros? E a população ainda paga bem caro pra manter esse faz de contas.

Anônimo disse...

O palacio Rio Branco é sede do governo Acreano e do seu povo aguerrido... sofredor... que vende o almoço pra comer a janta.... e nao sede do governo da tal florestania.. que ate agora nao sei pra q serve.

Anônimo disse...

Aquilo ali é melancia, né? Cadê a vigilancia sanitária?

Anônimo disse...

Verdade o q disse um anônimo sobre o Canal da Maternidade.

Durante a construção dele a prefeitura não aprovou o EAI/RIMA pq o projeto não previa nenhum tipo de tratamento ao esgoto, que passaria a ser mais prejudicial ao rio pois chega mais rápido a ele, mais in natura e ácido. Inclusive porque o canal não tem nenhum tipo de represamento, como é comum em outros canais, deliberadamente para diminuir o mal cheiro, mas prejudicando o córrego.

Claro q a "imprensa" caiu matando, o mínimo q disseram é q tratavasse de politicagem.

Daí em audiência pública ficou constatado que não e o governo se comprometeu em fazer uma estação de tratamento e já se vão longos anos... até agora NADA!

Florestania e saúde de primeiro mundo não devem ser isso...

Anônimo disse...

Cara!!!! A coisa é mais triste do que imaginamos. Os chamados ambientalistas fazem mesmo é proseletismo com a questão ambiental...os ambientalistas que aportam por aqui, com suas siglas WW...fundo daquilo e outros mais tão cagando e andando para o Rio Acre. E a SOS do que mesmo? Dos bolsos e dólares que chegam ao tubos por aqui...Já não dava prá existir um projeto neste sentido de educação ambiental? Ou vão esperar a coisa ficar pior? Tenho uma verdadeira preguiça desses ambientalistas...

Anônimo disse...

E,enquanto isso, nossos representantes estaduais e municipais fazem o quê? ...Viram que nós mesmos pouco esperamos desses caras, que não têm sequer a visão do que podem fazer?...

Luiz Matos disse...

Cadê a Ministra?

Anônimo disse...

Quem sabe o Jorgelim não chama novamente o Asfuri, os pastores e os índios para uma grande pajelança às margens do agora finado Rio Acre, como da outra sêca?

Anônimo disse...

No caso dos peixes, a causa deve mesmo ter sido dejetos químicos. Mas essa foto é muito forte, e nesse caso não se pode responsabilizar fazendeiros e donos de curtumes, mas o governo e a prefeitura.
E não se trata apenas do rio, como se já não fosse trágico. É em locais como esse da foto que desembarcam, diariamente, as frutas e legumes que são vendidos no mercado municipal. Assim, não há "saúde de primeiro mundo" que dê jeito!

Anônimo disse...

Seria muito bom se mais pessoas pudessem ler o livro "Tucuruí: o agente laranja em uma república de bananas", de Sebastião Pinheiro. É um ótimo ponto de partida para entender a problemática dos agrotóxicos no nosso país e toda a corrupção, descaso e impunidade, além dos interesses corporativos.

Grande abraço, Altino,
continuamos na luta.

Aurélio Pinton
(Filho da Vi)
Estudante de Eng. Agronômica -ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

Fabio Valentim disse...

Enquanto o Ministério Público favorece ao descaso e à destruição da Amazônia, nós, pobres imortais somos sujeitos à mazelas que essa política oligárquica proporciona.