domingo, 26 de agosto de 2007

SEDE VERDE DA COPA


Aníbal Diniz

Caro Altino

A defesa de Rio Branco como cidade sede da Copa 2014 no Brasil, feita hoje, aqui no Rio de Janeiro, foi muito impactante. Se depender do conteúdo apresentado, Rio Branco vai sediar jogos e o Acre será a sede verde da Copa 2014.

Os argumentos são fortes e a exposição foi bastante competente por parte do governador Binho Marques, ministra Marina Silva, ex-governador Jorge Viana e os presidentes das federações que representam o setor produtivo do Estado.

Quem deu um apoio especial para a proposta do Acre foi o ator José Wilker, ainda bastante sensibilizado com a riqueza cultural que vivenciou no Acre durante as gravações da minissérie Amazônia.

Os cinco integrantes da comissão internacional da FIFA e os três representantes da CBF que assistiram a apresentação demonstraram bastante entusiasmo. Tanto que praticamente não fizeram perguntas. Suas manifestações foram mais no sentido de mostrar que a proposta do Acre é original, singular.

Está lançada a sorte. O que posso dizer, como impressão pessoal, é que me sinto cada vez mais seguro da possibilidade de sediarmos jogos da Copa 2014, e que isso vai fazer muito bem para a nossa auto-estima.

O deputado Edvaldo Magalhães, o prefeito Raimundo Angelim e os empresários George Pinheiro, João Salomão e Leandro Domingues também fizeram parte da comitiva do Acre e podem falar melhor sobre como foi a emocionante defesa da proposta do Acre.

Entre os brindes e regalos conferidos à comissão da FIFA está uma bola de couro vegetal (foto) produzida no projeto "Pintando a Liberdade", da penitenciária do Acre.

Um grande abraço, e sorte ao Acre!



O jornalista Aníbal Diniz é assessor do governador Binho Marques. Partiu dele a sugestão para o Acre pleitear Rio Branco como sede da Copa 2014. A atriz acreana Brendha Haddad (foto) foi a embaixadora da campanha. A Comissão de Inspeção da Fifa analisou ontem Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) e mais outras três cidades candidatas a sediar partidas da Copa do Mundo de 2014. Hoje foi a vez de Belém (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC). A comitiva da Fifa é composta de cinco membros – Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral). Até a o dia 1º de setembro, quando concederão uma entrevista coletiva, tais membros da entidade máxima do futebol mundial analisarão diversos aspectos da candidatura do Brasil, assistindo a apresentações, fazendo inspeções nas possíveis cidades sede e reunindo-se com autoridades. A Fifa decidirá no dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça, se o Brasil será ou não a sede da Copa do Mundo de 2014. Se isto for confirmado, o país tem até o dia 31 de outubro do ano que vem para divulgar as cidades escolhidas para abrigar as partidas. Clique aqui para saber mais no site da campanha acreana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino. Adoro a ousadia e alto-estima do pessoal do Acre. Vou ficar na torcida pra assistir jogos da copa aí.

GLORIA PEREZ disse...

A copa será nossa! Viva nois!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Isso e alma com espírito e tudo acreana.
O sentimento de cidadão um ser humano acreano apaixonado sensibilizar muitos.
E com certeza a apresentação do Acre como sede copa vai sensibiliza a Comissão Internacional da Fifa.
Vamos torcer juntos e quem viaja muito que o divulguem e quem tem Blog famoso como o do Altino nós ajudem.