terça-feira, 31 de julho de 2007

CANSEI DE "BASTA!"

O que mais deseja a riqueza do país, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou?

Jânio de Freitas

O odor exalado pelo movimento "Cansei", ainda que nem todos os seus fundadores tenham propósitos precisamente iguais, é típico do golpismo que sempre foi a vocação política mais à vista na riqueza, não importa se cansada ou não. A fonte de onde surge não lhe nega a natureza pressentida: um escritório de negócios em São Paulo, tal como se identificaria nos primórdios de todos os golpes e tentativas de golpe desde 1944/1945, pelo menos.

Também denominada "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros" -batismo que os padrinhos relegaram, por considerarem o apelido "Cansei" mais representativo dos seus propósitos- o que a iniciativa sugere, de fato, é uma interrogação.

O que mais deseja a riqueza brasileira, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou? O fim da inflação, o emudecimento do sindicalismo e das reivindicações sociais; concessões transgênicas para todos os tipos de grandes empresas e negócios, Bolsa farta e imposto baixinho ou a zero; e, sobretudo, a transferência gratuita de um oceano de dinheiro dos cofres públicos para os da riqueza privada, por intermédio dos juros recordistas concedidos pelo próprio governo aos títulos de sua emissão. Ainda não basta?

O que deseja a riqueza não pode ser a correção das deformidades socioeconômicas, institucionais e políticas que refreiam o Brasil, enquanto países do seu aparente status desenvolvem-se a níveis exuberantes. É da não-correção que vem grande parte das facilidades pelas quais a riqueza se multiplica sem cessar: a fraqueza ética do Congresso, a corrupção administrativa que só tem o corrupto e não o corruptor, as eleições movidas a marketing endinheirado, e por aí.

Além disso, nunca se viu a riqueza movendo-se, de fato, por correções e reformas a serviço do interesse do país. Os seus lobbies e outros meios só se movem, historicamente, por alterações que privilegiem os interesses da própria riqueza privada. Assim é a história parlamentar e administrativa do Brasil, para dizer o mínimo, do último meio século.

O governo Lula deu e dá à riqueza privada a situação que a ela deu o "milagre econômico" da ditadura, porém, agora sem os inconvenientes produzidos pela força. A quem vive no Brasil em nível de primeiríssimo mundo, conviria, portanto, demonstrar um pouco mais de compostura. Se não para aparentar recato que lhe falte, por um grão a mais de esperteza.

"Cansei" -e daí? Vai fazer ou, pelo menos, propõe o quê, de objetivo, prático e necessário? Disse um dos "cansados": "Queremos despertar em cada indivíduo o que ele pode fazer para mudar o país". Pois façam isso no seu próprio movimento. Sem que, para tanto, o seu alegado cansaço exale sentidos que, intencionais ou não, negados ou não, vão até onde não devem.

Jânio de Freitas é articulista da Folha de S. Paulo

10 comentários:

Unknown disse...

Ai, ai Altino...que desperdício de web-espaço...publicar esse lixo do broncossauro j. de freitas...deve ser falta de coisa melhor pra fazer.Essa tese do "golpismo" é a coisa mais estúpida e estapafúrdia que eu presencio (fora das leituras é claro). Quer dizer que na democracia lulista só manifestação "a favor" do governo deles é democrática? Pelamordedeus, a cretinice está mais solta do que nunca. Pois eu irei a TODAS as manifestações em protesto ao mais incompetente e corrupto governo da história "dessepaiz". E quero que esse deslumbrado e inepto do Lula governe até o último dia do seu mandato.De caos em caos, já já a gemte chega em 2010!

Anônimo disse...

Prezado Altino:

Agradeço pelo "post". Ele se soma ao de Tereza Cruvinel de hoje a respeito do mesmo evento...
O texto de JF me parece bastante contundente, como de praxe o que sai de sua pena...(embora eu pessoalmente tenha-o relegado ao plano do jornalistas "do contra", por miopia intelectual e desprezo pela regra de que a "totalidade" só é possível na soma complementar dos opostos...)
Abraços,
Alexandre Goulart de Andrade

Anônimo disse...

Como afirma com precisão o Diogo Mainardi, o petismo se entranhou e emporcalhou de tal maneira a política, a cultura, a igreja, a universidade, o jornalismo e o sistema judicial, que tudo o que não pertence à "nova corja" petista acaba por ser considerado espúrio, ilegítimo, praticamente criminoso. Inclusive uma passeata. Organizada dentro da lei. Ulalá, quem tem boca vaia Lula!

Anônimo disse...

Como perguntar não ofende, o trecho abaixo do texto do Jânio de Freitas é um elogio ou uma crítica?

E um governo que age assim pode ser chamado de trabalhadores?

E merece ser apoiado sob que bases?

É muita dialética pro meu gosto.

Talvez só o Toinho pra explicar!

"O que mais deseja a riqueza brasileira, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou? O fim da inflação, o emudecimento do sindicalismo e das reivindicações sociais; concessões transgênicas para todos os tipos de grandes empresas e negócios, Bolsa farta e imposto baixinho ou a zero; e, sobretudo, a transferência gratuita de um oceano de dinheiro dos cofres públicos para os da riqueza privada, por intermédio dos juros recordistas concedidos pelo próprio governo aos títulos de sua emissão. Ainda não basta?"

Anônimo disse...

Sobre a "legitimidade" do "Cansei", não há dúvidas, mas também não há dúvidas sobre sua natureza totalmente política, por isso minha crítica aos seus criadores "laranjas", o Dória Jr. e o Luis D'Urso de ficarem anunciando um movimento "apolítico", após terem se reunido em Campos do Jordão (SP) com o FHC, o Serra e o Alkmim.
Que mal há no PSDB criticar o governo? Obviamente, nenhum, mas ai eles cairiam na mesma vala dos "políticos" que eles estão a criticar, dai o viés "apolítico" para seduzir uma parcela da população que "odeia" política e políticos. Enquanto isso os verdadeiros interessados ficam nas sombras, vendo a classe médias vociferando sua valentia nos aeroportos e quem dera (para eles) ruas.

Anônimo disse...

Sávio, o que não é político neste mundo? Diga aí, por favor, pra gente aprender um pouco. Pelo visto, só o pt e suas inúmeras próteses pelegas, siliconadas com dinheiro público (cut, mst, pqp), podem fazer política e têm legitimidade para isso. O resto tem que se conformar em viver calado e morrer torrado. Mas numa coisa eu concordo plenamente: pt e oposição se merecem. Fico imaginando 356 cadávares em dez meses no governo fhc, com o pt na oposição. Mais ainda, tivesse morrido um (só um) dos milhares pelegos petistas, que nem o vice-líder tucano morreu. O mundo decerto já teria desabado. Hoje, no entanto, não acontece quase nada. E em relação ao que acontece ainda aparece um batalhão de petralhas tentando inventar conspiração. Claro, os petistas falam do que conhecem e medem os outros por eles. Como na velha história, xingue os outros do que você é, acuse os outros do que você faz. Ulalá, quem tem boca vaia lula!

Anônimo disse...

Lamento pelo Governo e pela oposição.
É a luta pelo poder simplesmente, e de baixo nível.
No texto existe a crítica ao governo e à oposição. Ambas merecidas. Ao governo por não fazer acabar com o apagão social brasileiro que já dura mais de 500 anos. E à oposição por não se opor a como se governa, mas estritamente a quem governa.
Cansaram de esperar mais quatro anos até a próxima eleição.

Anônimo disse...

Eu também cansei do trabalho escravo, da sonegação de impostos, do trabalho infantil, da mídia que não aborda os movimentos sociais, das jornadas de trabalho desumanas, da mídia que criminaliza as lutas populares, da Justiça que privilegia o poder econômico, da mídia que só dá espaço aos poderosos, do lobby das grandes empresas sobre o poder público, das altas taxas de juros, dos acidentes de trabalho, da superexploração da mão-de-obra, das taxas bancárias, da precarização das condições de trabalho, dos ataques aos serviços públicos, e da falta de direitos trabalhistas para mais da metade da população.

Anônimo disse...

Saulo Barbosa, colega, essa lista aí, que é originalmente da cut, deve ser lida com os seguintes complementos, para ser devidamente compreendida:

Cansei!

• do trabalho escravo, que continua tolerado pelo governo “dos trabalhadores”;

• da sonegação de impostos, que enriquece bancos como nunca nestepaiz e financia asseclas de mensaleiros a soldo do pt;

• do trabalho infantil, principalmente o que prostitui crianças no norte e nordeste e que deveria ser uma preocupação da polícia republicana federal;

• da mídia que não aborda os movimentos sociais, que segundo Jânio de Freitas o pt comprou o silêncio e corrompeu a todos;

• das jornadas de trabalho desumanas, que mantêm os trabalhadores alienados e como massa de manobra dos protestos oficiais a favor, com dinheiro público, do pt, cut etc;

• da mídia que criminaliza as lutas populares, mas sempre dá um voto de confiança e cria dúvidas sobre as lambanças petistas;

• da Justiça que privilegia o poder econômico, haja vista que nada aconteceu a lula, waldomiro, dirceu, genoíno, silvinho, aloprados do dossiê, vavá etc;

• da mídia que só dá espaço aos poderosos, poderosos que apóiam e financiam as campanhas políticas do pt;

• do lobby das grandes empresas sobre o poder público, para alegria dos corruPTos governantes que prometiam justamente acabar com tais práticas;

• das altas taxas de juros, responsabilidade do governo petista que pôs no banco central um tucano-raposa para administrar o galinheiro;

• dos acidentes de trabalho, tanto maiores no campo e na cultura da cana-de-açúcar dos usineiros, saudados por lula como heróis destepaiz;

• da superexploração da mão-de-obra, permitida e incentivada pelas leis mantidas pelos petistas e que querem ainda uma reforma trabalhista para flexibilizar e precarizar a vida dos trabalhadores;

• das taxas bancárias, apoiadas e mantidas pela política econômica do pt/fmi;

• da precarização das condições de trabalho, mantida e desenvolvida pelos que se dizem defensores dos trabalhadores;

• do superávit primário, que, mantido como política econômica oficial do pt, impede o desenvolvimento e privilegia a importação;

• dos ataques aos serviços públicos, como recentemente fez lula dividindo o ibama por não se dobrar a seus propósitos e aos interesses econômicos em pauta com as hidrelétricas do madeira;

• da falta de direitos trabalhistas para mais da metade da população, refém e massa de manobra das política meramente assistencialista do pt, que mantêm o povo como curral eleitoral.

Definitivamente cansei!

Anônimo disse...

Caro Souza Ramos,
Tenho claro que todas as relações humanas são, por excelência, políticas e se vc ler melhor o que eu escrevi, verá que eu disse que os líderes do movimento "cansei", disseram publicamente que esse era um movimento "apolítico".
OBS. Leio sempre o blog e algumas vezes fico tentado a me posicionar, mas, definitivamente, não vou me "aproveitar" dele para este tipo de debate. Então, comigo.