sexta-feira, 1 de junho de 2007

PROJETO COM PEDIGREE

Projetista da Arena da Floresta é o mesmo da
elogiada Arena da Baixada, em Curitiba




Rodrigo Sirico

Os encantos da Floresta Amazônica como pano de fundo e um estádio novinho, com conceito moderno para receber os jogos. É neste binômio que se vale a candidatura da cidade de Rio Branco, capital do Acre, para ser uma das sub-sedes da Copa de 2014, possivelmente a ser disputada no Brasil.

A recém-inaugurada Arena da Floresta foi projetada pelo mesmo arquiteto responsável pela Arena da Baixada, em Curitiba. O estádio do Atlético-PR é visto como um dos mais modernos do Brasil. Luiz Volpato, pai do projeto curitibano (e também da Arena de Joinville), seguiu a mesma linha em Rio Branco.

Hoje, o estádio acreano tem capacidade para 15 mil lugares (está em fase final de construção, falta a colocação de alguns assentos). Para a Copa do Mundo, serão 40 mil lugares. Para tal, será necessário um investimento de mais R$ 70 milhões. O Governo deve procurar ajuda da iniciativa privada.

Maior ponto fraco: rede hoteleira

- Temos a grande vantagem de ter toda a infra-estrutura colada ao estádio. Não haverá desmatamento. Também não vejo grandes problemas com vias de acesso. O que mais me preocupa é a rede hoteleira. Será necessário um grande trabalho para atender às exigências da Fifa neste quesito - diz Luiz Volpato, que foi nomeado pelo Governo do Acre assessor para a candidatura da Copa.

A candidatura do Acre rivaliza diretamente com as outras duas da Região Norte: Manaus e Belém. De acordo com Volpato, Rio Branco nada deve a Manaus. No entanto, o projetista da Arena da Floresta admite que Belém é um concorrente de muito peso. Mas ninguém no Acre se assusta fácil.

- Fomos ao seminário do Rio e as exigências da Fifa não nos assustaram. Conheço o que é isso desde a Copa de 2002 e já havia alertado a todos. O Ricardo (Teixeira, presidente da CBF) viu o nosso projeto e ficou bastante empolgado. Estamos confiantes - finaliza Volpato.

Rodrigo Sirico é do Globo Esporte. Leia mais aqui. Volte e clique aqui, para assistir ao vídeo no qual Ricardo Teixeira, presidente da CBF, se mostra impressionado com o Acre.

Um comentário:

Fora disse...

Ah, brincadeira motivar o Acre a entrar nesse circo de palhaço torto, e mais brincadeira ainda se impressionar, inflar-se porque Ricardo Teixeira impressionou-se com o Acre, o mesmo disse que o Maracanã era o espetacular, sem necessidades para participar do circo (Copa), porra, não se consegue nem entrar e sair do estadio se não correr dos selvagens, fora que as obras la nunca terminam. E mais uma coisa, imaginar que o Acre pode sediar uns jogos? Um estado isolado desse? Quero ver as equipes vindo de barco , porque por estrada só se quiserem triturar-se com os buraquinhos.

Arison Jardim