quarta-feira, 21 de março de 2007

REVISTA ADIANTE


Editada pelo jornalista e escritor Luciano Martins Costa, chega às bancas a 13ª edição da revista Adiante. Com o slogan "para entender o estado do mundo", é a primeira revista brasileira de negócios e políticas públicas dedicada ao tema da sustentabilidade.

Nasceu em janeiro de 2006 a partir de um projeto editorial baseado nas constatações descritas no ensaio "O Mal-Estar na Globalização" (Ed. A Girafa), de autoria de Luciano Martins Costa. A revista não mantém vínculos de exclusividade com nenhuma instituição política ou acadêmica e seus apoiadores não interferem em suas escolhas editoriais.

Adiante, vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo no ano passado, traz reportagem especial a respeito da anunciada intenção do presidente George W. Bush de criar com o Brasil uma "Opep do Etanol", que movimentou agentes governamentais dos dois países, agitou a Fiesp e produziu um movimento inédito entre investidores e consultores.

- Mas os ambientalistas alertam para os riscos da adoção de uma matriz de energia baseada na agricultura. Entre os que condenam liminarmente o projeto e aqueles que vêem no etanol a grande chance brasileira de se posicionar melhor no cenário mundial, começa de fato a nascer uma alternativa para o petróleo - assinala o editor.

Vale a pena conhecer o site (clique aqui) e prestigiar com uma assinatura o pioneirismo e a qualidade do conteúdo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou anioso para ler a revista do "nosso" bom Luciano, ex-editor-executivo do Estadão, que há anos esteve no Acre, pela Folha de S.Paulo, relatando as religiões da floresta. No entanto, passo-lhe um reparo, porque sei dos seus critérios rígidos de informação e competência para brindar o seu público neste melhor blog da Amazônia: A revista "Bem Público", do Mário Mata Virgem, sediada em Curitiba, surgiu antes. Trata também de políticas públicas e de sustentatibilidade. Claro, não faz parte do grande eixo Rio-SP, mas já circula há mais de dois anos.

ALTINO MACHADO disse...

Caro,

Luciano enviou a seguinte explicação:

- Andei pesquisando aquela informação do Montezuma Cruz e eis o que me informaram: Adiante foi lançada dia 1o. de dezembro de 2005. A revista que ele citou foi lançada dia 9 de dezembro de 2005. Alem disso, ela se intitula revista da cidadania, e fala para o publico em geral. Adiante continua sendo, portanto a primeira revista de negocios e politicas publicas com foco em sustentabilidade.

Luciano pede para que seja feia a distincao entre uma revista de cidadania (veja o site de "Bem Público") e Adiante, voltada para ONGs e para o ambiente de negocios. O numero zero daquela revista, que trazia entrevista com Zilda Arns, saiu dia 09/12/2005, conforme eles informaram ao Luciano. Adiante numero zero saiu dia 01/12/2005, na noite do lançamento do Indice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa.

Abração

Anônimo disse...

Bom Amigo Altino

Desfeita, pois, a dúvida. Que, na verdade, foi minha, supondo que o Mata Virgem tivesse começado primeiro. Juro que no meu arquivo (mental) de capas "Bem Público" figurava há mais tempo, com a cobertura que incluiu o campo.

Repasse ao estimado Luciano o mea culpa, com a garantia de que estou no fã clube dele, mesmo antes de Adiante.

Um abraço e um final de semana pleno de tranqüilidade.

Monte