sexta-feira, 16 de março de 2007

POLICIAL PODE MATAR

O site do Tribunal de Justiça do Acre anuncia que o motorista Francisco Raimundo de Oliveira Júnior será julgado por homicídio. No dia 30 de maio de 2003, ele tombou com seu veículo e matou duas passageiras no município de Cruzeiro do Sul (AC), além de deixar outras quatro pessoas feridas gravemente. A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, em sessão realizada em 1º de março, decidiu confirmar a sentença do juiz Giordane de Souza Dourado, da 1ª Vara Criminal de Cruzeiro do Sul.

A sentença submete a julgamento, pelo tribunal do júri, o motorista do veículo GM, modelo Blazer, que matou Maria das Graças Bezerra de Souza e Cíntia Cordeiro de Souza, ferindo Francicléia Carvalho de Menezes, Luciana Mendonça Uchoa, Cris Matos de Oliveira e Daysy da Silva Januário.

Conforme denúncia, Francisco Júnior, na noite do evento criminoso, encontrava-se com amigos em um sítio localizado na estrada do Igarapé do Antártica, e teria ingerido bebida alcoólica. Mesmo embriagado, o jovem assumiu a direção de seu veículo, com finalidade de dirigir até a residência de Daysy da Silva Januário, que, em conjunto com as outras amigas, pegava carona.

Em decorrência do excesso de velocidade e do estado do motorista, o veículo perdeu o controle na estrada do Deracre e colidiu com uma placa de sinalização, capotando e arremessando as seis jovens, que não utilizavam cinto de segurança. Após o acidente, o motorista, que saiu ileso, não prestou socorro e também deixou de solicitar o auxílio da autoridade pública para prestar assistência às vítimas, evadindo-se do local.

O processo agora retornará a Cruzeiro do Sul, onde o motorista será julgado pelos crimes de delito de trânsito, homicídio, lesão corporal de natureza grave e omissão de socorro, podendo receber pena de 12 a 30 anos. A data do julgamento será definida pelo juiz responsável pela Vara.

Com certeza a corregedoria da Polícia Federal de tudo fará para impedir que o delegado Álisson Sabarese tenha o mesmo destino daquele motorista. Há 40 dias, Sabarase saiu de uma festa, também em Cruzeiro do Sul, com mulheres no carro oficial.

O excesso dele resultou em dois pedestres mortos por atropelamento. Mas o delegado foi liberado sem ser indiciado e não sofreu sequer advertência administrativa por frequentar casa noturna e dar carona em carro oficial.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que agentes da PF cometem homicídios em CZS e são liberados pela justiça. Em 1993 o esportista Alailton Negreiros foi covardemente assassinado por um agente da PF que em reconhecido estado de embriaguez disparou sua pistola no ouvido da vítima durante uma festa no bar Toca da Raposa. O mesmo no dia seguinte foi escoltado por seus colegas até Rio Branco e até hoje seu processo não foi a julgamento isento. Pena que o corporativismo manche a imagem do órgão de tanta reputação e grandes serviços prestados ao estado do Acre. O juiz Giordane é um magistrado da nova safra, ousado e corajoso, se o inquérito conseguir da sair da alçada do delegado, passar pelo Ministério Público, com certeza este outro caso de atropelamento não ficará impune...

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que esses policiais federais cometem crimes sem sequer serem julgados. Uma instituição tão sólida com a PF deveria ter uma política mais rígida em sua corregedoria e não deixar pender para o lado do corporativismo. Tenhos muitos amigos na PF e tenho contato com outros tantos, como em toda instituição encontram-se pessoas de boas e más índole, ocorre que por se tratar de um orgão defensor da justiça deveria manter como regra a intolerância zero com os seus agentes que cometem crimes como esses.
Tanto o delegado sebarese quanto os que o acobertam com o manto do corporativismo são o que se chamam por ai de escoria.

Anônimo disse...

Apesar da lentidão dos precessos judiciais do nosso país, é bom saber q casos assim "estão em andamento" e que o "fôlego" dos novos representantes da PF tentam agir de forma coerente com suas obrigações... Estes e tantos outros casos devem à população respostas merecidas!

Anônimo disse...

Dr. Giordane de Souza Dourado, Cabra bom. Valente e muito respeituoso, com a vida, com a verdade. Conheço seu trabalho de perto. Merece nosso parabéns!