sexta-feira, 23 de março de 2007

ETNOZONEAMENTO


Está na edição de hoje do Diário Oficial o decreto do governador Binho Marques que nomeia o antropólogo Terri Vale de Aquino (foto) para exercer o cargo em comissão de gerente do etnozoneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais. O decreto tem efeitos retroativos a janeiro.

Terri Aquino foi uma das primeiras personalidades a se manifestar contra a prospecção de petróleo e gás defendida pelo senador Tião Viana em áreas de preservação e terras indígenas, ao longo da fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia. Registre-se que o antropólogo é funcionário da Funai e a cessão dele ao governo do Acre foi defendida junto ao órgão pelo próprio senador.

Aliás, a assessoria do senador encontra dificuldades para demonstrar que a prospecção teria baixo impacto socioambiental na região. O padre Paolino Baldassari, o líder indígena Tashka Yawanawá e Terri Aquino foram convidados a conhecer o distrito petrolífero da Petrobras em Urucu (AM).

Baldassari avisou que prefere continuar com suas desobrigas na floresta, Aquino que será submetido a uma cirurgia e Tashka terá que viajar para participar de um evento em Madri a convite do Rei da Espanha.

Fé em Deus e coragem, Txai Terri.

9 comentários:

Anônimo disse...

Viva a cultura popular na cabeça do Txai! Li, que o Márcio Meira que é da área da cultura vai pra FUNAI. Pode ser uma exelente união de cabeças que pensam cultura popular nas suas mais amplas manifestações.

Anônimo disse...

Caro Altino,

A viagem para o distrito petrolífero em Urucu, AM, está difícil de acontecer por falta de 'companheiros'. De certeza mesmo irá, se convidado, (sem ironia)o Dr. José Sérgio, presidente da Petrobras. No mais, irão representantes de setores "produtivos", nobres representantes da sociedade acreana na Assembléia Legislativa do Estado, que já manifestaram apoio à prospecção e esperam tirar proveito político disso e parte da imprensa.
Essa parte da imprensa também está com dificuldade para manter sua posição mesmo afirmando que apoia a prospecção por convicção e não por causa de recursos que recebe. Minha coluna preferida se acalmou mais depois do posicionamento do padre Paolino e até passou a tratar os ambientalistas e indigenistas com maior concideração e respeito, sem no entanto respeitar os indígenas e o órgão indigenista oficial. Pode até ser que o debate venha a se dar de forma mais madura com o posicionamento público. Ainda estamos esperando pela entrevista anunciada, pela coluna de um jornal local, com o Terri para esta semana. Em breve teremos novidades e novos posicionamentos de entidades do Juruá sobre o tema.
Por falar em Terri, aproveito para desejar a ele muita sorte nessa nova tarefa que não é tão nova assim. Aqui ou em Brasília eu sempre desejo boa sorte a ele.

Grande abraço e bom trabalho.

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Altino,
Balela! Tá difícil mesmo é encontrar alguem que seja contra a prospecção de petróleo no Acre e esteja desempregado.

Anônimo disse...

Txai Terri.
Adorei o estilo cigano,sem
papagaio no ombro, sem brinco e com aquele jeitão
de quem ainda não passou dos trinta e cinco. Parabens meu grande ídolo,
e que os deuses da mata fiquem na tua cola.
Ladeias o meu coração!
Te abraço

Anônimo disse...

Caro Altino,

Em uma rápida pesquisa pudemos ver que quase 100% dos que são a favor da prospecção e se manifestam pelos jornais e por este seu blog, são funcionários públicos ou de empresas diretamente ligadas a políticos em mandato ou não. É por essa razão que são favoráveis à prospecção e precisam se manter no anonimato. Sempre acessam os computadores das empresas ou dos órgãos aos quais estão ligados e com os quais mantêm uma relação muito tênue: o dinheiro e as vantagens que podem tirar daí.
Como queríamos que os acreanos tivessem um bom emprego e salários dignos! A população do Parque Nacional da Serra do Divisor está morrendo de malária e ninguém se quer recebeu indedenização. Os índios ainda não têm suas terras demarcadas. E, por falar em salário, alguém adivinha qual a classe de 'trabalhadores' terá aumento de 26%?
Os índios que viviam na área de exploração petrolífera do Urucu certamente gostariam de voltar para lá. Talvez estejam aguardando o convite.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Altino,

Em conhecimento de causa.
Por pura COMPETENCIA o Sr. Terri Aquino que deveria ir pra FUNAI e não Sr. Márcio Meira. Este está mais para politicagem do PT que pras grandes causas. Meus parabéns ao novo Governandor pela nomeação. Silvana

Anônimo disse...

Meu Deus, finalmente uma notícia boa!!! Parabéns Terri!!! A Floresta está em festa! Com certeza!

beijos do hemisfério norte!

Anônimo disse...

Altino

Me diz uma coisa, quem é o Sr. Lidomar Padilha?
Esse Senhor só escreve comentários coerentíssimos e inteligentes- de um discernimento raro.
Ele parece ter muita objetividade no que escreve e eu me passo pro que ele diz.
Ele tem razão – todos aqueles que apoiam o projeto do Senador Tião Viana- devem ter interesse por detrás da prospecção (ou se iludem que terão), afinal no momento atual,
QUEM apóia um projeto desses, sabendo que vem junto dele não o desenvolvimento ou riqueza da região mas o caos, só podem ser interesseiros com idéias (e interesses) curtos.
É uma exploração marginal- no aspecto da consequente devastação ambiental- e sendo energia esgotável, ai a ilusão.
Um abraço,

Silvana

Anônimo disse...

Caro Altino,

Ainda sobre a viagem à região de Urucu, AM, não entendo porque o Senador sempre diz que aceita ouvir a comunidade e até agora não respondeu à nossa solicitação para que houvessem as audiências públicas. Levar políticos e personalidades para conhecer "o que deu certo" não vai ajudar em nada.
Tentamos abrir um diálogo, como é testemunha este blog, desde o canarval. Até o momento o senador se quer telefonou ou pediu a sua assessoria que entrasse em contato com as lideranças, destaco que nem o Cimi que fez nota, foi procurado.
Continuo dizendo que a constituição exige que as comunidades afetadas devem ser ouvidas.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha