terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

VANDALISMO



Jovem acreano montado na estátua do poeta Juvenal Antunes, em frente ao prédio da Fundação Cultural, no centro histórico de Rio Branco. É neto da professora Íris Célia Cabanelas Zannini, presidente do Conselho Estadual de Educação. A foto está no álbum da página dele, no Orkut.

-
Forte que só ele nééé... UAHHUahHUAHUuhau =P - diz a legenda.

Apliquei tarja atendendo pedido da família dele, que argumentou tratar-se de menor, embora no perfil do mesmo constasse ter 18 anos de idade. O Orkut é uma comunidade de relacionamentos restrita a adultos e seu conteúdo é público, assim como o conteúdo dos blogs. É necessário ter 18 anos ou mais para o usar o serviço. Ao inscrever-se, o usuário afirma e atesta ter 18 anos ou mais e possuir capacidade para compreender, aceitar e cumprir os Termos de Serviço. A família pediu para retirar o título "Vandalismo". Pediu, ainda, para remover a referência ao nome da professora, além do post na qual reproduzi o comentário da tia do jovem. Contradições da vida moderna.

28 comentários:

Anônimo disse...

Quem nunca fez algo parecido na vida que atire a primeira pedra.. é aquela estória do teto de vidro..

Anônimo disse...

Ridículo.
Devia respeitar não a estátua, mas o patrimônio público (no caso a estátua, patrimônio público com status de patrimônio cultural). A professora mãe dele devia estar envergonhada da falta de educação do filho.
Se fosse o a estátua eu diria. "Maromba, meu filho, eu sou o juvenal! Vem cá sentar no meu... colo"!
Senta no colo do Juvenal e deixa de querer arrancar a cabeça da estátua, ô Maromba-Bomba!

Anônimo disse...

Então tem muitos vândalos nessa cidade...
posto que pelo a wikipédia:
Vandalismo é uma ação motivada pela hostilidade contra a arte de uma cultura, ou destruição intencional de bens e propriedades alheios.

Se o garoto é vândalo tu também é...

Visto que foste bem mais hostil quando descreveu as bandas do Festival Varadouro do ano de 2006 como lixo.

Se ele que nada degradou pode ser considerado vândalo, por uma foto como muitos já tiraram tanto com a estátua do chico mendes e com a do Juvenal Antunes.

Muito deveriam estar sendo enquadrados pelo MPE como criminosos.

Não considero o que ele praticou um crime e acho sinceramente que não se enquadra em nada, posto que não houve degradação do patrimônio público.

Anônimo disse...

Creio que usar essa passagem da Biblia sobre a "primeira pedra" é muito clichê. Vendo essa foto lembro-me das estripulias que fiz na minha juventude, nem por isso deixei de ser "castigado" e nem por isso acho certo passar a mão na cabeça desse infeliz ai da foto. Se essa estátua fosse para sentar teria sido feita com uma cadeira ou como muitos preferem (caso do cara ai da foto) teria um outro acessório com formato cilíndrico.
É muita babaquice ou como dizem é um mongolóide esse cara.

Anônimo disse...

Aquela estátua do Carlos Drummond, no Rio, deve "sofrer" tanto quanto a do Juvenal.

Anônimo disse...

VANDALISMO É...

1 ação própria dos vândalos ('povo'), que consiste em atacar produzindo ruína, devastação, destruição
2 Derivação: por extensão de sentido.
ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las

A estátua do Juvenal Antunes não foi criada para alguém montar nos ombros da mesma. A atitude impensada do rapaz é vandalismo. o blog fez bem em tratar do assunto.

Anônimo disse...

O Acre, como todo lugar pequeno, é terra de muro baixo. Desde quando uma foto deste tipo seria motivo de escândalo e escárnio numa cidade grande? Uma foto que pretendia ser apenas divertida, numa página de orkut... e que pode, até, ter excedido na forma, não dá o direito a ninguém que se diz esclarecida de expor a pessoa e sua respeitada família aos comentários pejorativos do seu blog. Entrei aqui pela primeira e última vez, apenas para deixar registrado o meu protesto.
O rapaz em questão e sua respeitada família não podem ser objeto da sua irresponsabilidade. Quisera o senhor ter o quilate ético e moral da família Cabanellas Zannini! Conheço essa família o suficiente para saber quem são. Uma brincadeira adolescente não pode, jamais, destruir a reputação de uma família inteira por pura intriga.
Muito me entristece ver que a cidade de Rio Branco progrediu e se embelezou, nos últimos 10 anos sem, contudo, melhorar a sua atitude provinciana do século passado.
Além do mais, colocar em exposição pública vexatória um menor de idade é crime, alencado no Estatuto da Criança e do Adolescente, passível de punição.
Portanto, cuidado com a justiça, companheiro!

ALTINO MACHADO disse...

O jovem declara ter 18 anos. O Orkut é uma comunidade pública e virtual de relacionamento. Respeito sua opinião.

Anônimo disse...

Altino,

Na foto aparece também um outro sujeito de bermuda e, aparentemente com uma lata de cerveja na mão e mais duas sobre a mesa. Tem certeza que aí é o prédio da Fundação Cultural? Que cultura!!
O rapaz da foto, os dois na verdade, pensam ter costas largar e são protegidos. Por isso, pensam que nunca poderão ser repreendidos. É no mínimo falta de educação.Alguém tem que tomar conta da Secretaria de Cultura.

Anônimo disse...

Garotão forte e bem nutrido, alegre e divertido, monta nas costas do Juvenal e manda todo mundo pastar!... é assim que fostes criado? debochando da nossa cultura e de nossos valores, não é problema de educação é problema de berço! vai ver que na tua casa todo mundo faz isso e ainda acham divertido.

Anônimo disse...

Um gesto desse ajudar a divulgar a poesia do Juvenal. Viva a Poesia! Viva a cerveja também.

Anônimo disse...

Não apoio a atitude desse débio mental. Mas, me envergonha mais ainda o Estado criar essas 'belas' estatuetas e outro patrimônios culturais aí e não colocar uma guarda permanente pra cuidar disso. Bem feito pro Juvenal. Oura coisa essas esculturas são umas belas bostas sabia? Aquelas do Mercado Velho que disseram ser para a gente que frequentava o mercado velho, o antigo, usam até celular. Pode? Celular naquela época é demais hein. Agora imaginem quantas fotos assim ou piores já fizeram com a namorada do Petecão, aquela grandona do Mercado Velho.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Sou advogado no Rio de Janeiro, leitor do blog, e digo: você deveria processar a família por permitir que um menor desequilibrado danificasse o bem público e ainda pela ameça à livre expressão de pensamento, prerrogativa indispensável ao bom jornalismo que é o que você desenpenha. A ação é simples pois, quem responde por menores são os pais ou responsáveis. O conselho tutelar pode pedir, por meio da promotoria, a perda do pátrio poder e idenização ao Estado. Caso o sujeito seja maior, como quero crer que seja, unidade de recuperação não é o caminho e, sim, prisão, a menos que algum juiz opte por alguma pena alternativa. Manter o blog por um mês economicamente, por exemplo e nunca mais se sentir sobre a lei como quer a família.

Anônimo disse...

Falando sério: quem é Juvenal Antunes?Que significado ele tem para os jovens do Acre? Eu sei quem foi Juvenal Antunes, a Laélia Rodrigues sabe, a Robélia, a Florentina, enfim todo pessoal das letras acreanas com mais de 50 anos sabe dele, mas quem entre nossos jovens sabe quem foi Juvenal Antunes? A poesia dele representa alguma coisa para eles? Nada, absolutamente nada.Que significado então,pode ter para eles aquela escultura na calçada? Não dá também para comparar com a escultura de Drummond num banco em Copacabana, por favor. O Governo do Acre, soube ontem, está produzindo documentários sobre os artistas da terra, desde músicos a poetas exatamente porque percebeu essa necessidade de divulgar nossos valores junto à juventude.Quanto ao Maromba é um jovem feliz, bem humorado e vai tirar de letra essa estória toda. A professora Iris, educadora com méritos reconhecidos por todos nesta cidade, vive cotidianamente no Conselho problemas relativos a essas mudanças todas que estão acontecendo no meio adolescente, sobretudo sob esse império da internet em que passamos a viver, mas da qual ainda não temos muita clareza e vai também compreender essa situação de forma generosa, como lhe é peculiar.

Anônimo disse...

Ninguém ainda explicou o que faz o cara do lado, sentado na mesa, com as cervejas. Espero que não seja o secretário. E a foto foi tirada por quem? Não seria pela nobre advogada, seria?
Meu Deus! agora que me ocorreu. A foto pode ter sido tirada pela professora. Perdão, tia Iris.
Altino, não ponha tarja. Retire a estátua do Juvenal e deixa o Marombinha Júnior ser o artista, fotografado e aplaudido por todos os parentes.
Uma pergunta que não quer calar: Qual a comunidade de interesse no 0rkut?

Anônimo disse...

Altino, meu caro, se Juvenal Antunes foi que estão dizendo que é, ele adoraria a brincadeira do jovem. Afinal, qual é o boêmio que nunca fez das suas extravâncias?
De repente, o espirito de Juvenal baixou no menino.
Quanta à tia, ninguém escolhe os parentes. Sendo eles tacanhos ou não

Anônimo disse...

Vão procurar o que fazer...
deixem o garoto em paz...
quem que em seus tempos de "molecagem" não aprontou algo do tipo, mas agora o querido Altino em uma baixa que teve com sua publicidade, se aproveita da foto do garoto para ganhar "audiência!"

Anônimo disse...

altino, vi a matéria do sobrinho de advogada e neto de conselheira de educação do acre, montado na estátua que homenageia o poeta juvenal antunes.
uma tristeza!
penso que o tituto que vc botou está errado. não deve ser "juvenal" e sim "desrespeito"
Aceite minha sugestão, mude o titulo: desrespeito combina muito mais com a foto, com o ato.
não importa se ele tem 18 anos ou 17. o que importa é que não tem nenhum pingo de respeito e educação.
mude para o titulo para "desrespeito!"

Anônimo disse...

Altino,
Concordo com todos que, de uma maneira ou de outra, reprovaram a atitude do "jovem" que, impensadamente, montou nos ombros da estátua do Juvenal em momento de palhaçada com os amigos... E sabem porque essas coisas acontecem? Esse jovem não deve ter o que fazer... Se trabalhasse para se manter, teria uma certa responsabilidade com a coisa pública...É sim um irresponsável, idiota e palhaço, deveria ter um pouco mais de educação e respeito com alguém que foi homenageado pela comunidade. E tenho dito.

Anônimo disse...

ltino,
Até agora não entendí o relevancia dessa polêmica da foto na estátua-
por incrível que pareça não achei absolutamente nada demais a foto do
garoto que por sinal é uma gracinha... muito menos "Vandalismo".
Pelo o que eu percebi o menino não quebrou a estatua a martelada, não
fez nenhuma pixação, nada obsênico que retirasse (ou rebaixasse) a
homenagem do Governo Acreano ao Poeta desconhecido.
A Fátima Almeida tem razão, eu pessoalmente (dez anos abaixo da
geração 50) nunca ouvi falar em Juvenal Antunes, a não ser pela
narração dos meus velhos, mais pelo lado "folclórico" do Personagem
que pelo seu legado literário. Ai minha pergunta pra Fátima que foge
desse assunto: O documentário sobre os "valores" da Terra vai ser
como a listas dos "elegidos" pelo PT local, tal os "elegidos" da
Festa de Celebração dos 100 da Revolução ???
Voltando ao menino , a estátua e a tia Advogada. CHOCANTE foi o
comentário daquela Senhora!!! tomar dores (em nome da família), que
aliás, não tem nenhum motivo para se sentir lesada... que besteira.
Ela sim- é uma ofença à liberdade de expressão, uma ofensa para quem
gosta de ler seu blog e tem sintonia com os textos e artigos que vc
publica. Coitadinha... sua intolerância e xenofobia são injustificáveis.

Anônimo disse...

Prezado Altino:

Os valores sociais estão tão invertidos que não me espantaria se você fosse, eventualmente, processsado por atentar contra o "quilate ético e moral" desta "respeitada família".

Fôssemos uma civilização (e não uma barbárie), o responsável por este menor se manifestaria em público pedindo desculpas. É o mínimo que eu exijo, como cidadão.

Abraços,

Alexandre Goulart de Andrade

Anônimo disse...

Silvana, eu soube desse projeto do Governo por acaso, numa conversa com um produtor de vídeo a respeito das condições locais para produção de documentário. Não sei mais nada. Acho até que eu não farei parte da lista, apesar de ser conhecida em Rio Branco como escritora e ter alguns livros publicados. Ano passado A comissão do governo que analisa projetos a serem beneficiados pela lei de Incentivo à Cultura rejeitaram projeto de reedição de meu livro de contos do qual só tenho um exemplar.Sou "persona non grata". Também concordo com você sobre as listas que o Governo faz.Pessoas que muito contribuiram ficaram de fora. Basta um exemplo: Áulio Gélio que trouxe o ensino superior para o Acre e foi um reitor com todas as letras não foi sequer lembrado. E voc~e deve saber de outros..um abraço.

Raimari Cardoso disse...

Altino. Se "quilate ético e moral" resulta na atitude desse fedelho,certamente estamos perdidos. Ainda mais quando se trata de um descendente de pessoa que ocupa tão importante cargo relacionado à educação que é oferecida a nossos filhos. Que diabos de educação esse tal Maromba recebeu? Minha solidariedade a vc.

Anônimo disse...

Acho engraçado algumas pessoas acharem suas colocações uma ofensa a esse rapaz e a familia dele. Por esse ato de solidariedade ao vandalismo e a esse talves "MENOR DE IDADE" e sua familia, é que estão aparecendo criminosos da cultura. Daí pra participarem de outros crimes é um pulinho só, pois, temos, infelizmente a familia e até autoridades, pelo visto apoiando a atitude desse debiloide cultural. Parabens Altino, critique sempre esse tipo de crime, vc vai ter a grande parcela da população acreana ou de qualquer lugar que seja lhe apoiando, enquanto essas pessos que estão apoio esse rapaz e sua familia, tambem poderão apoia-lo quando cometer um crime maior, é assim que se faz um criminoso.

Anônimo disse...

Fátima,

Aprecio infinitamente sua resposta. Confesso que me senti repugnada com a notícia que vc não encontrou financiamento para reeditar seu livro , acho que esses Senhores e Senhoras do Governo deveriam se envergonhar. Uma verdadeira gafe e é escandaloso. Que critérios eles usam? Dos "protegidos"? Percebi que é assim que rola... Pode parecer que eu tenho `dor-de-cotovelo´, mas não é bem assim, vc sacou isso logo. É que eu não tenho o `rabo preso´ no Acre de maneira que é mais fácil para mim criticar as injustiças que percebo acontecem ai, se assim acho apropriado e a ocasião oportuna.

Que tal a gente criar uma Associação para levantar fundos e produzir Vídeo, Filme, Documentário e Literatura com sede em Rio Branco para artistas Acreanos e não acreanos? Tudo pelo Cultura!!!!!

Para lhe fazer uma confissão- eu fiquei sim, com a espinha entalada na garganta quando acompanhei as "medalhas/espadas" distribuídas pelo Sr. Ex Governador Jorge Viana, em comemoração de 100 anos da Revolução. Não que eu tire o mérito dos que foram homenageados, mas a meu ver esses Senhores e Senhoras do Governo esqueceram uma lista muito grande de pessoas que mereciam constar. Não foi somente com o Aulio Gelio... Meu pai na época estava vivo e com 93 anos de Vida, Morte e História do Acre no lombo! Ele mesmo leu a tal lista e não entendeu bulufas pois tinha gente que ele nunca tinha ouvido falar, ai vc ver em que mãos caira a `MEMÓRIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO do Acre (!) Mas é assim mesmo. Quando eu tiver ganho e economizado bastante grana, o suficiente para assumir algumas proezas na linha de `Produção Independente", vou arriscar. Vou voltar praí e erguer uma estátua aos Heróis e Artistas Acreanos ESQUECIDOS...quem sabe, na sede da Associação? Enquanto isso vamos cuidar dos vivos?Topas? Um abraço.

SIlvana

Anônimo disse...

Você não precisava por isso em seu Blog Altino...
Visto que é uma simples brincadeira.
não seja tão duro.
Meteu até a família do menino no meio
pelo amor de Deus.
És um " jornalista" frustrado!

Anônimo disse...

Se fosse um menino pobre da periferia, com um sobrenome
Souza, Silva ou dos Santos, de cara não estaria no GLOB
do Altino.
Mas o balofinho da floresta fez e aconteceu. Até com a tarja
preta ele me parece feliz.

Ricardo disse...

Com todo o devido respeito à família Cabanelas Zanini, pergunto: o quê, no contexto local de Rio Branco, é notícia, digamos, relevante?
O suposto patrimônio moral e cultural da família não foi maculado pelo jornalista. Foi o neto da Presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre, que deu um exemplo memorável de desrespeito à educação e cultura. O jornalista apenas fez a sua obrigação, noticiou o que é notícia. No fundo, uma bobagem, pois ninguém vai morrer por causa da brincadeira do rapaz. Mas é notícia.
Viesse a douta vovó, conselheira-mor de educação e cultura do Acre, passar uma descompostura pública no netinho travesso e pedido desculpas aos acreanos pelo gesto do rapaz, pronto! O imbróglio estava resolvido. Decentemente. Teria dado o exemplo que se espera de uma autoridade pública e avó ciosa dos quilates que valorizam o patrimônio moral da família. Teria adquirido mais respeito e dignidade como pessoa e autoridade. Se fosse mais esperta, ainda que hipócrita, agradeceria ao jornalista Altino Machado. Ponto final. Em dois dias, o assunto iria para as cucuias do passado e só seria eventualmente lembrado à guisa de exemplo de dignidade e educação e de como uma família digna deve conduzir-se.
Mas a família-importante preferiu o lado mais indecente, perverso e burro para se preservar. Acabou por expor-se, comprometendo de vez a suposta solidez do patrimônio moral familiar e do próprio ícone familiar, a vovó-otoridade. De quebra, mostrou, nacionalmente, as idiossincrasias de um promotor boboca, uma juíza ridícula e uma justiça assim mesmo, grafada em caixa-baixa, a envergonhar e, pelo trágico, fazer rir, os operadores do direito do resto do país.
O sentimento de Justiça – o maior patrimônio da civilização – não pode ser comprometido de forma tão torpe. É a pior e mais tenebrosa das notícias.