sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

VIA VERDE

Quem se preocupar em levantar a cadeia dominial vai ficar abismado com a quantidade de membros do Governo da Floresta que adquiriram extensos imóveis ao longo da Via Verde, antes e durante a sua construção.

Além daquele registrado e de conhecimento público, em nome do secretário Antonio Monteiro, logo após a cabeceira da Terceira Ponte, existem outros, nem todos em nome dos reais proprietários, como aquele em frente ao balneário Por do Sol, que faz fundos com a Casa do Índio, e outros nas imediações do estádio de futebol em construção.

Nos primeiros dias de janeiro o prefeito Raimundo Angelim visitou dois terrenos na Via Verde e escolheu um para a construção da Central de Abastecimento de Produtos Agroflorestais e Extrativistas (Ceasa), na confluência com a Transacreana - o nome de estrada que mais expressa nossa alma.

Quando ficar pronta, talvez no final do ano, a Ceasa será o maior centro atacadista de hortigranjeiros da região, com uma superestrutura de oito hectares, que custará R$ 6,8 milhões, já depositados pela Caixa Econômica, provenientes de emendas parlamentares liberadas pelo senador Tião Viana (PT).

A prefeitura vive agora um dilema porque a cadeia dominial revelou que o terreno pertence a um assessor especial do governo, que, em outro terreno, vai construir um posto de gasolina nas imediações. É torcer para que o prefeito faça a desapropriação pelo valor venal do imóvel.

Mas duvido que tenham a coragem de agir como agiram em relação ao Jorge, aquele motorista de ônibus cuja casa foi demolida por ter se recusado a sair dela pela indenização de R$ 8 mil. Lamentável que membros de um governo petista se beneficiem de informações privilegiadas na administação pública recorrendo aos mesmos expedientes que marcaram as gestões de Paulo Maluf.

Ou, como me disse certa vez o assessor dono do terreno da futura Ceasa:

- Uns nascem para mandar, outros para pastar.

Alguns nascem para fazer as duas coisas, digo.

Plácido de Castro, um dos homens que mais possuiu terras no Acre, não tem mais nem sete palmos aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Altino, como falo, estou sempre na rabeira da história.
Veja, motorista de táxi é sempre bicho bem informado. Como não dirijo, tenho nas minhas prateleiras o troféu de rainha dos taxistas. No bom sentido, claro!
Depois de uns três meses da inauguração da via verde, peguei meu motorista quatro por quatro e resolvi ver a cidade. No trajeto da via verde ele me dizia, apontando para os terrenos: - vê que putaria, esse é do fulano, esse é do sicrano, esse é do beltrano. Como ODEIO conversa fiada, virei para ele e disse: menino, só conheço um dono de terra - as minhocas. O resto elas consumirão, mais dias, menos dias.
Estou certa ou errada?

Anônimo disse...

Conheço moradores daquela área que são revoltados por causa do desvio daquela estrada. Aquela terceira ponte não estava programada pra aquele lugar. É preciso tomar muito cuidado senão esse pessoal é capaz de mudar o curso até do rio. A bem da verdade, e aí gostaria que o blogueiro investigasse como bom repórter que é, a Via Verde não é considerada pela Polícia Rodoiviária Federal como sendo uma BR. Certa vez teve uma colizão bem na cabeceira da ponte, a PRF foi acionada e um patrulheiro disse que não era jurisdição deles aquele trecho. Pois, antes do desvio, a BR 364 passava por dentro da Sobral até chegar ao Taquari através da terceira ponte. Pelo menos assim é o mapa das BRs do Brasil. Infelizmente aqui no Acre tudo é possível para aqueles que estão no poder.

Anônimo disse...

Errada. Vermes não consomem vermes.

Anônimo disse...

Avia ,menino!

" Vendi meus filhos para uma família americana, eles têm carro eles têm grana e a grama deles é bacana..."O sol nasceu pra todos, a sombra, porém, para poucos e espertos, corra atrás.Avia menino!

Anônimo disse...

Só não me conformo é com o servilismo implícito na informação (sic). Quem são os donos? Se são donos, há registro em cartório, portanto não há motivo pra sigilo. Quem são os donos? Levante-se homem!

Anônimo disse...

Cuidado que isso é feito merda. Quanto mais se mexe mais fede. Olha que encontrando os "donos", cum jeitim se encontra os donos.

Anônimo disse...

Deixa agente pastar na grama desse "assessor" enquanto não começa a obra. Quem é o cara?