sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

TASHKA APÓIA PROSPECÇÃO

Flaviano Schneider, da assessoria de imprensa do senador Tião Viana, pede a publicação da notícia a seguir, segundo a qual o povo yawanawa é a favor da prospecção de gás e petróleo no Acre. Leia:

O coordenador da nação yawanawa, Joaquim Tashka, depois de consultar por telefone os demais líderes, garantiu apoio do seu povo ao projeto de prospecções da Agência Nacional do Petróleo em busca de gás e petróleo no Acre.

- Queremos participar. Estamos abertos às prospecções - afirmou Tashka, após visitar o senador Tião Viana em seu escritório em Rio Branco, acompanhado da esposa Laura Soriano e da pajé Raimunda Putani.

Segundo o líder indígena, um povo indígena só pode cultivar sua herança cultural se for unido e só pode ser unido se tiver um projeto econômico. Ele disse que a venda da produção do corante de urucum para a indústria européia ajudou a consolidar seu povo economicamente, o que abriu caminho para a reorganização cultural.

Tashka Yawanawá disse que os royalties de uma possível exploração, desde que ocorra sem danos ambientais, são bem vindos, pois garantirão ainda mais a independência econômica de seu povo.

- Tudo que o homem faz tem um preço. Se eu fizer uma casa na aldeia, terei que cortar uma árvore.

Para ele, não é justo que os países vizinhos explorem gás e petróleo e nós não possamos fazê-lo. No caso do Acre, se pudesse substituir o óleo diesel consumido por gás produzido aqui mesmo, o impacto ao meio ambiente seria consideravelmente menor.

Tashka entende que os recursos dos royalties podem ser utilizados para a proteção e o estudo da floresta e a preservação perene. Para ele, a soja seria bem pior, pois implicaria em desmatamentos.

- Estamos com toda a riqueza. Temos a floresta, a biodiversidade, a diversidade cultural. Talvez estejamos também em cima da riqueza. Mas somos pobres. É isto que precisa acabar. O petróleo e o gás, podem mudar isto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sr.Tashka,
não seja tolinho!
Cuide do seu povo e, não se deixe envolver por esses canibais engravatados com cara de gente. Se a riqueza
prometida chegar, vocês serão engolidos. Lembre do
alerta do anônimo: Vocês são os verdadeiros donos da terra. Vocês são os deuses, e eles os astronautas.
Cuidado!
Muito cuidado!!!!!!!

Anônimo disse...

Meu Deus, tem petróleo também lá na terra dos Yawanawa? Tem petróleo também nos fundos da casa do Flaviano Schneider, lá na Cohab?
Será que o Paulo Maluff é acreano?
Poderíamos criar a Yawanawa Schneider petróleos do brasil e dizer adeus à texaco e outras.
"Tudo tem um preço" disse o tal Yawanawa. Qual é o seu preço, meu caro? Dou um real. É pegar ou largar.

Anônimo disse...

adeus floresta.