segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

PRISIONEIROS NA ALDEIA

Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde foi presa no final desta tarde pelos índios yawanawá, na aldeia Nova Esperança, do Rio Gregório, no município de Tarauacá. Trata-se de um protesto contra o precário atendimento de saáde aos indígenas. Um integrante da equipe, que ficou exaltado e tentou resistir, foi amarrado com cordas pelos yawanawá. Clique aqui para conhecer a tribo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Espero que os nossos irmãos Yawanawa não machuquem os funcionarios da Fundação Nacional de Saúde, que bem ou mal estão alí com a intenção trazer saúde.
Agora, se resolverem linchar os responsáveis pelo projeto de prospecção de gas e petróleo nas matas acreanas, por favor me convidem. Quero dar a primeira cacetada...

Anônimo disse...

Eles amarram pra garantir a permanência dos agentes de saúde no lugar não é maldade é necessidade.Quanto a questão do gás tu vais ter que se virar com os brancos, índios não tão nem aí pra isso,só se for em terras do cemitérios dos seus antepassdos, ai tem pau e cacetada.Pois é Walmir tá na hora de você aparecer,pois os homens do poder tão indo de vento em popa com a prospecção,faça pelo menos uma procissão de protesto em memória ao padre José.

Anônimo disse...

hhahahaha
Walmir adorei essa... também quero ser convidada. Me avisem, por favor!

Anônimo disse...

É com toda certeza um direito dos povos índigenas de manisfestarem-se contra os desrespeitos que sofrem, porém sou contra esse tipo de mídia, como nosso caro amigo Walmir disse "bem ou mal estão alí com a intenção de trazer saúde", e não são eles que decidem que a saúde para com estes povos seja baixa, agora se os índios sequestrassem um deputado.. senador.. presidente o que fosse ai sim eu apoiaria 100%

Anônimo disse...

Que tal o senador Tião Viana fazer uma prospecção na área de saúde na região dos yawanawa? Quem sabe ele
não encontre por lá a saúde de primeiro mundo tão falada em versos e prosas políticas.Fica então a sugestão.

Anônimo disse...

Caro Walmir,



Peço que não interprete esse meu comentário como um ataque pessoal, mas eu acho sua observação a propósito da notícia "Prisioneiros da Aldeia", muito fora de contexto.

Sua "piada" ou bincadeira com assunto tão sério a meu entender, é desviar o problema, confortar e reforçar o preconceito secular que muitos brasileiros (declarados ou escondidos, conscientes ou não) sustentam contra os Povos Indígenas e diria mais que isso, é subestimar a AÇÃO que os Yawanawas se empreenderam, no intuito, certamente, de chamar a atenção do PÚBLICO e do GOVERNO.

Por qualquer que seja a razão e motivação deles, precisamos entender que eles não estão brincando pois eles não são selvagens.

O assunto é SÉRIO, melhor seria que assim fosse tratado.



Aliás- seu comentário não somente pode incitar a violência, como também pode ser interpretado como conivente à ela (a violência) e toda e qualquer tipo de violência não é justificável no mundo de hoje em qualquer civilização. Então mais um motivo para a reflexão e compreensão das razões que levaram a tribo Yawanawa cometer tal ato.

Tratar esse fato com SERIEDADE é o primeiro e único passo que levará à resolução do problema.


De outra parte- o assunto da prospecção TAMBÉM é um assunto SÉRIO demais, acho que as pessoas como eu, que tem feito parte do debate democrático sobre esse projeto- apoiado no Blog do Altino- e repare que é o único na impressa Acreana (talvez também na âmbito Nacional), acho que merecemos economia

de um comentário desse tão confuso e cheio de amálgama.

Anônimo disse...

é isso ai SILVANA, vc esta certa.


concordo plenanamente.....