domingo, 18 de fevereiro de 2007

PAU SURDO-MUDO

Leila Jalul

Se alguém conhecer algum primeiranista de qualquer faculdade calado, quieto, tome cuidado. É doente e o mal pega. Ou é esquizofrênico, ou vai ser.

No curso de direito que fiz, eram poucos os caras direitos. A maioria, era porralouca, engraçada, inteligente. Todos desejosos de se firmarem profissionalmente.

No meio deles, o xerife Walter Prado, o desembargador Praça, Isaurinha Maia, Maria Amélia Alencar Araripe Guedes, João Bosco Abdalla Isper, Telmo Camilo Vieira, Carlos Jorge Lavocat, o Galo Tonto, de saudosa memória, Elias Chaul, Antonio José Sapha, Chiquinho do Detran e outros, dentre estes, Conceição.

É de Conceição que vou falar. Antes das aulas, o papo era com Ceiça, como carinhosamente a chamávamos. No banco dos condenados, atentos, ouvíamos a noite de ontem de Ceiça. De segunda até sexta, histórias novas. Era doida aquela mulher.

A TV chegou ao Acre só em 74. Foi naquele ano que um belo jovem fazia as vezes do Willian Bonner da TV Acre, afiliada da Globo. Pensem num homem lindo. Multipliquem por três e os leitores terão idéia do nosso Bonner. Lindodó.

Um dia, cheguei mais cedo, só para ouvir as doidices da Ceiça, que marcou namoro com o lindodó.

- E aí, Ceiça, conseguiu?

- Consegui.

- E aí?

- Uma merda!

- Como? Uma merda, como?

- Mulher, nem te conto. Fomos no fusca dele para a estrada da Cruz Milagrosa. Ficamos parados bem na frente da cruz...

- Sim. E daí?

- Daí? O cara ficou mais de duas horas para me dizer que o negócio dele só subia se eu conversasse com ele...

- E pau ouve, Ceiça?

- Ouve nada. Fiquei com aquele troço morto na minha mão, enquando dizia: "querido, pensa, aqui quem fala é tua dona. Olha, sou a Ceiça, tenha fé que tudo vai dar certo".

- E deu?

- Deu nada. Quanto mais eu falava, mais aquele troço esfriava. Parecia maria-mole. Beijo de gia, sabe como é? Alisei, esfreguei, falei ao pé do ouvido e nada.

- E aí?

Aí começou a aula do doutor Ilmar Galvão. Nada mais foi dito, nada mais foi perguntado, nada mais foi respondido. Desse dia em diante comecei a duvidar dos milagres da cruz milagrosa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Leila! Para aquele rapaz só chá de raiz de benjamin (como se dizia antigamente "levanta até calçada"), mas o rapaz está vivo ainda, será que se refez?

Anônimo disse...

Edson, não sei se o rapaz de quem falo está no mundo dos vivos. Honestamente, sei que ele era do Rio, estava em Manaus e veio assumir as vezes de apresentador. Sua passagem aqui foi realmente meteórica. Não querem que pensem em ninguém da terra, pois não é. Um abraço

Anônimo disse...

O rapaz está vivo e sempre é visto dançando lá no senadinho,praça também conhecida como a turma do pau-mole.Todo pau será castigado,quanto maior o pau,maior a queda.

Saramar disse...

rsrsrsrs....
Leilah, já vi de tudo (eu pensava, tadinha de mim).
Essa é novidade! Monólogo ao pé do dito cujo, quem sabe uns versos ou sussurros. Teria bom ouvido?
Erguer-se-ia para ouvir melhor?
Há que ter engenho nessas horas.

Você é mesmo demais!

beijos

Anônimo disse...

Saramar, essa conversinha de pé de ouvido teria muito mais graça se fosse contada pela própria Ceiça. Ela era a criatura mais avacalhada que conheci em toda a minha vida.
O papo com o dito cujo tinha detalhes impublicáveis. Ceiça era nervosa e objetiva. Você deve saber como as mulheres objetivas sofrem. De tanto serem objetivas, parecem atrair vexames. Mas tem nada não!
Um dia os homens ainda vão entender que mulher não " é uma espécie de poltrona que assume a forma da vontade alheia".
Beijos

Anônimo disse...

Leila, sou pernambucana aquí de Olinda e amo seus textos. Sou amiga do Walmir que é um acreano roxo. Essas estórias nós mulheres sabemos que são mais frequentes do que os homens pensam, né não? Apenas a gente é boazinha e não divulga todas. Beijos.Gerluce

Anônimo disse...

Gerluce, se você é amiga do Walmir, com certeza está em boa companhia!
Pois é menina, isso acontece sempre e a turma do palito se estressa demais.
Um grande abraço para meu fã-clube de Olinda.Já andei por aí, quem sabe um dia volto.
Desculpas por não ter dado um alô antes. Nosso problema com internet aqui é perpétuo, e não temos previsão de melhora.