quinta-feira, 23 de novembro de 2006

SEM HORÁRIO DE 1º MUNDO

O fuso horário, única coisa de primeiro mundo no Acre, pode estar com os dias contados. O senador Tião Viana (PT) quer reduzir de duas para uma hora a diferença do fuso horário do Acre em relação a Brasília. Durante o horário brasileiro de verão a diferença é de três horas.

Tião Viana está propondo um Projeto de Decreto Lei que convoca a realização de plebiscito sobre a mudança de fuso horário nos Estados do Acre e do Amazonas, além de um Projeto de Lei do Senado para mudar o fuso horário nos dois Estados - do fuso Greenwich ‘menos cinco horas’ para o fuso Greenwich ‘menos quatro horas’.

- A redução permanente de uma hora no fuso horário permitirá nessa parte mais ocidental do Brasil uma maior integração com o sistema financeiro do resto do país, facilitará as comunicações e o transporte aéreo e resultará numa participação mais efetiva na vida econômica, política e cultural dos centros mais desenvolvidos - argumenta o senador.

Leia mais no jornal Página 20 ou, neste blog, o artigo "Os prejuízo do 4º fuso", do deputado Moisés Diniz.

10 comentários:

Anônimo disse...

Na amazönia não deveria nem ter relõgio. O senador Ti"ao Vianna acha pouco o que o irm"ao dele faz que ~e integrar o Acre com o Pac~ifico atrav~es de asfalto e pontes e agora quer a integrac"ao via relõgio.Ele acha que estã fazendo um bem para a floresta e no entanto pretende simplesmente acelerar sua destruic"ao. Sugiro ao senador que converse antes com os ambientalistas antes de tomar medidas como essas, que leia o romance de Thomas mann A Montanha Mãgica. Quem sabe ele pode entender, um dia, que o tempo do relõgio e tempo da destruicao do planeTA..

Anônimo disse...

Excelente notícia. Não tenho dúvida de que esse projeto será aprovado pela população do estado.

Anônimo disse...

Cadê o Toinho?

Anônimo disse...

Pena...!O horário é tão peculiar,me agrada muito.Sempre que estou no Acre me sinto ganhando tempo.Já vou encabeçando a oposição a mudança.O Acre é tão diferente de outros lugares por que tentar torná-lo tão igual?Não gostei da idéia do querido senador.Quem não mora no Acre pode votar?

Anônimo disse...

Mário, comentário do Toinho quando o Moisés escreveu sobre os prejuízo do fuso horário:

- Terão que passar por cima da minha oposição. Sou defensor do 4° Fuso, da 4ª Internacional e do Escambau a 4. Os argumentos políticos pra mexer na geografia e na astronomia não me convencem. Sexo e violência eu vejo na sessão da tarde, na tv aberta. Meus filhos vêem no horário que bem entendem, na sky. O banco fecha mais cedo, mas também abre mais cedo. Uso o caixa eletrônico. Se me telefonarem às 4 da manhã, tudo bem. Ou ainda não dormi, ou não atendo. Dou meu jeito. Só não quero que os políticos mudem o horário em que o sol nasce ou se põe, no Acre.

Anônimo disse...

Mas não é a geografia que define o fuso? A gente vai mudar o Acre de lugar?

Anônimo disse...

Porqu� não um projeto de levar Acre pr� mais perto do Rio ou São paulo ?
Tudo seria mais f�cil, extremamente f�cil, pr� voc� � � � � �...

Anônimo disse...

É tanta coisa fora de propósito! Quem se incomoda em morar a 2 horas de Brasília, q vá para Brasília e esteja no horário de lá.
O senador Tião Viana acerta em muitos projetos, mas esse encerra todos os outros de cunho populista que ele já tenha apresentado...Creio q pegou carona na ousadia do irmão que, este ano, resolveu mudar o feriado nacional.
Senador...volte pra área da saúde, lá o senhor é amigo do Rei.

Anônimo disse...

Gostei, Altino, você se mostrou "antenado". Era exatamente nisso que eu pensava, quando perguntei pelo Toinho.

Anônimo disse...

minha opinião não é de um economista, mas acho muito nada a ver mudar o fuso-horário do acre. sempre foi um charme essa difereça de horário, isso é uma das marcas do estado, um lance que o faz único... acho que o tião deveria gastar o tempo dele pensando em coisas mais importantes.