terça-feira, 26 de setembro de 2006

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS














“As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara quase impossível distinguir quem era homem, quem era porco.” (George Orwell)



Juarez Nogueira

Grande Altino

Lembra-se daquele livrinho, “Onde está Wally?”. Pois é: onde está Juarez?

Estou aí, sobrevivente e feliz, em meio aos meus alunos, na encenação d’A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1903-1950). Sem trocadilho, deu trabalho pra burro levar ao palco os 72 alunos das 7as séries A/B, do Colégio Roberto Carneiro-Pitágoras, minha escola. Foi um desafio inovador das produções de teatro estudantil, ao qual meus muito amados alunos responderam com brilho e competência surpreendentes, em clima de superprodução. De ficar para sempre guardada no lado esquerdo do peito.

Trabalho de gente grande, Altino, só vendo! – (muitos não seguraram as lágrimas em momentos como a morte do bravo cavalo Sansão, identificado na figura do trabalhador que, sugado até as últimas forças, tomba com dignidade, mas desvalido e descartado como indigente...)

A história, acho que todo mundo conhece, porque se repete com outros nomes, outros cenários, outros “bichos”... A peça conta a história dos animais de uma granja, que viviam maltratados e explorados pelo dono. Eles resolvem fazer uma revolução, movidos pelo sonho de um velho porco, o ideal de que o governo dos bichos os livraria da tirania humana.

Aos poucos, porém, vão se desvirtuando os propósitos revolucionários. Com a ascensão dos novos dirigentes ao poder, vê-se que são corrompidos e traem os próprios mandamentos de modo que, se a princípio “todos os animais são iguais”, com o tempo, alguns se tornam “mais iguais que os outros.”

Adaptei e contextualizei o texto com a realidade brasileira, na abordagem de fatos políticos e sociais como a concentração de poder, a manipulação de informações, a cobrança abusiva de impostos, a desigualdade, o analfabetismo, a exploração dos mais fracos. É uma crítica ao poder distorcido pelo autoritarismo e pela corrupção.

E se por um lado a obra de Orwell, sátira do comportamento humano, aponta para um fim trágico, a idéia de que o poder corrompe, por outro, apesar do tom desesperançado em relação aos saudáveis impulsos revolucionários, faz um sério alerta: o ônus da democracia e da justiça é a eterna vigilância. Por isso mesmo, suas lições permanecem mais atuais e necessárias do que nunca neste momento da história do país, tomada por mazelas renitentes como a corrupção e os escandalosos privilégios dos que, eleitos, se acham “mais iguais”.

Nada, Altino, em 13 anos como professor, me deu tanto trabalho. Nada me deu tanta alegria. Quando eu contei pro Cesar Garcia, ele me escreveu desejando calma. Calma que eu perdi, tanta vez. Mas não perdi a esperança, esse sentimento que arrasta pedras e não se cansa. Quero, por isso, compartir em primeira mão com você e seus leitores. Faço isso bem a propósito do ideal primeiro de liberdade que detonou A Revolução dos Bichos: a fé numa sociedade mais justa, com liberdade responsável, com democracia de fato e não de papel, com dirigentes éticos, responsáveis, honestos.

A peça foi encenada no dia 21 de setembro, início da primavera. Olhei pro céu. Choveu. Tenho certeza de que foi para fazer brotar a esperança de uma nova era, acudir aos rogos as graças dos seme[lh]antes, assim seja.

Na produção, contei com os jovens talentos de Leandro Silva (direção) e Leandro Capoeira (coreografia). As fotos são de Fernando Laudares. O texto da peça pode ser disponibilizado para o trabalho nas escolas, com fins pedagógicos, ressalvado o direito autoral.

Abraço, Altino.

Juarez Nogueira é escritor e professor de redação em Divinópolis (MG). Comprei “Onde está Wally?”, de Martin Handford, para meus filhos, em 1992, quando estava "exilado" em Goiânia. Eles ainda eram crianças e foi o livro que mais gostaram na vida junto com "Matilda", de Roald Dahl. Procuravam Wally ou se deliciavam com a leitura que o pai fazia da história da menina.

14 comentários:

Anônimo disse...

Sou aluna do professor Juarez Nogueira e tive a honra de encenar com ele e com mais 71 amigos o teatro baseado no livro a "A Revoluçao dos Bichos". Foi uma dura batalha, mas fizemos muito sucesso, e acho que todo esforço valeu apena. So tenho que agradecer ao meu professor que com tanta paciência, e com tanto esforço, nos ajudou a realizar uma peça tão brilhante. Fui a narradora, tive que decorar muitaS falas, mas com todo o meu esforço, toda minha garra, e com o trabalho em grupo, pude perceber que damos conta de tudo, basta ter força de vontade. Mai uma vez, agradeço ao meu professor JUAREZ NOGUEIRA.

Anônimo disse...

Foi 10. Valeu!

Anônimo disse...

Revolução dos Bichos, livro de George Orwel. Eu, Rayssa Machado, uma das participantes da peça, quero parabenizar ao nosso professor JUAREZ NOGUEIRA, por ter nos ajudado a realizar esse trabalho inovador, que foi o teatro da REVOLUÇÃO DOS BICHOS, no espaço TEATRON, realizado aos 21/09.
Um grande abraço.


Rayssa Machado

Anônimo disse...

Orwell era um subversivo só. Só conheço 1984. Um dia espero ter tempo pra ler essa Revolução.

Anônimo disse...

Acho que jamais houve uma combinação tão perfeita como essa : George Orwel e Juarez Nogueira, dois grandes nomes da literatura, que serão guardados pra sempre no meu coração e na minha mente.
O MEU professor Juarez Nogueira, merece um reconhecimento explêndido, por ter despertado em nosso coração tamanho conceito ético, político e moral da situação em que vivemos hoje em nosso país.
Queria te desejar, Juarez, Muita sorte, muita paciencia e muito sucesso! E que a sua vida seja repleta de felicidades e realizações tão perfeitas como foi nossa encenação.
Porque "aquilo" não foi só uma encenação...

Beijos carinhosos da SUA aluna que te ama muito!

Anônimo disse...

Não há palavras que possam expressar minha felicidade e meu agradecimento à você, Juarez, pela força, pela perseverança e pelo amor com o qual você realizou esse projeto...por ter plantado, semeado, no coração de cada aluno e de cada um que assistiu à peça uma sementinha de esperança e ter colaborado conosco para a construção de nosso olhar crítico - o que não acontece da noite para o dia, mas sim com a experiência que adquirimos em nosso dia-a-dia - , para distingüirmos , MUITO BEM, um homem de um porco... Sei bem que nem todos que participaram da peça - tanto platéia quanto elenco* - conseguiram captar a verdadeira mensagem que o enredo da trama se encarrega... Não estou aqui como sua aluna , porque se estivesse como uma, seria suspeita para falar...Estou aqui como alguém que te admira e que sente um grande afeto por você...Juarez, me perdoe pelos meus erros de gramática ou de coesão - que por sinal, são muitos! -, porque conforme meu coração foi dizendo, fui escrevendo...Não parei e pensei se isto ou aquilo estava certo, apenas fui digitando o que realmente sentia... Só tenho mais uma coisa a dizer...Origado por tudo! Você sempre ficará guardado, à sete chaves, no lado esquerdo do coração. Beijos

Anônimo disse...

Nossa, como foi dificil ate chegarmos onde chegamos ne..alegrias, tristezas, choros, risos...mais tudo isso nos incaminhou para um sucesso muito grande ne..que graças a deus todos que nos assistiram gostaram muito..e no entanto estao pedindo ate outra apresentaçao...mais tambem ne nenhum trabalho nenhum que fica bom da sempre um poquinho de trabalho!!!
Juarez gostei muito de trabalhar com voce..e saiba que voce é um grande professor e com toda essa garra vai chegar onde queer viu!!e espero q essa apresentaçao agora seja melhor que a outra!!!=]
Te agradeço por tudo!
Um abraço da sua aluna que te adora...

Anônimo disse...

esse livruuu e muituuu bom ....

Unknown disse...

Olá Professor Juarez,

Eu sou professor de História do Ensino fundamental II em São Paulo e tenho o desejo de trabalhar com meus alunos "A Revolução dos Bichos". Existe a possibilidade do sr. nos conceder o texto usado na sua apresentação?
De qualquer maneira agradeço a atenção.

Charles Ireno dos Santos: charlesireno@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá Professor Juarez,

Olá pessoal do Grupontapé,

Sou um professor de colégio de ensino fundamental II em São Paulo-SP e tenho um pequeno grupo de teatro com alunos desse colégio. Tive a idéia, a poucos dias, de fazer uma adaptação de "A Revolução dos Bichos" e comecei pesquisar se já existia a mesma quando me deparei com este site. Desejo saber se existe a possibilidade de você me fornecer o texto dessa peça, assim como a trilha sonora usada, eu e meus alunos agradeceremos muito se isso for possível. Deixo claro que os autores serão citados e esse pedido não é para fiz lucrativos, apenas para um trabalho com um grupo de crianças.

Espero contato de vocês, um grande abraço

Charles Ireno dos Santos

Sandro Plebeu disse...

Querido colega de profissão, venho através deste comentário parabenizá-lo pela peça e adaptação da obra do George Ower, apesar de não tê-la assistido, acredito que a mesma tenha se realizado de forma a transformar pensamentos. Pelos menos os de seus alunos eu tenho convicção que foi em suas cabecinhas plantada uma semente da boa literatura e do conhecimento.

Gostaria de saber se vossa pessoa tem o texto adaptado " Revolução dos Bichos, pois a muito venho procurando e não encontro. Se tiver, seria possível me conseguir uma cópia por e-mail?

desde já agradeço a atenção dispensada.

e-mail: coco_345@hotmail.com

depois dá uma olhada no meu blog: www.cantodosplebeus.blogspot.com

SS Silva disse...

Caro Altino, sou aluno do Teatro Escola Macunaíma em SP e estamos em fase de pesquisa de texto para montarmos na Mostra semestral realizada pela escola, cujo tema será "Ação em Tempos de Inquietude". Ao lermos o texto "A Revolução dos Bichos", verificamos que está 100% alinhados com nossa intenções de incenação. Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog, pois como temos pouco tempo para preparação da montagem, precisamos de um texto adaptado. Existe a possibilidade de ceder-nos seu texto para nossa montagem? Os direitos autorais serão devidamente respeitados.

SS Silva disse...

Caro Altino, sou aluno do Teatro Escola Macunaíma em SP e estamos em fase de pesquisa de texto para montarmos na Mostra semestral realizada pela escola, cujo tema será "Ação em Tempos de Inquietude". Ao lermos o texto "A Revolução dos Bichos", verificamos que está 100% alinhados com nossa intenções de incenação. Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog, pois como temos pouco tempo para preparação da montagem, precisamos de um texto adaptado. Existe a possibilidade de ceder-nos seu texto para nossa montagem? Os direitos autorais serão devidamente respeitados.

Meus contatos:
sandro.ss@bol.com.br
sandro1979@gmail.com

Alê disse...


Olá! Boa tarde! Trabalhei revolução russa com meus alunos e posteriormente fizemos a leitura do livro a revolução dos bichos. Gostaria de fazer uma encenação com meus alunos. Procurei algum texto adaptado mais não encontrei. Quando vi a sua postagem achei muito interessante. Seria possível você me enviar por email o texto utilizado por você. Desde já agradeço. Daniela

danimarquescap@hotmail.com