sexta-feira, 22 de setembro de 2006

RELIGIÃO DA FLORESTA



Do blog da novelista Glória Perez, autora da minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes":


"Na infância e adolescência, que vivi no Acre, conheci o mestre Irineu. Era uma figura que impressionava a gente: guardo, até hoje, a impressão de nunca ter visto ninguém tão alto.

O mestre Irineu levou a Ayahuasca para Rio Branco, ainda no tempo dos meus avós. Tomava-se a mistura em rituais religiosos.

A bebida era considerada sagrada pelos Incas, que a usavam desde antes da época da conquista. As tribos da região do Acre também a usavam (usam) de modo ritualístico. Mais tarde, o próprio mestre Irineu rebatizou-a com o nome de Daime.


Depois de sua morte, a viúva, madrinha Peregrina (foto), continuou a tomar conta do culto, e tem se demonstrado sempre atenta para que a utilização do Daime não venha a ser distorcida nem descaracterizada.

O mestre Irineu foi para o Acre bem no comecinho do século 20, demarcar fronteiras, e trabalhou como seringueiro também. Nós o veremos na minissérie".

Tirei a foto acima no dia 15 de setembro, quando foi comemorado no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo os 50 anos de casamento de Irineu e Peregrina Gomes Serra.

O Ciclu - Alto Santo foi tombado pela prefeitura e governo estadual como patrimônio histórico e cultural de Rio Branco e do Acre. Para saber mais a respeito da doutrina do Daime leia o Manifesto do Alto Santo.

Veja também o Blog da Autora, onde Glória Perez publicou uma foto do mestre Irineu, que foi tirada no dia 23 de junho de 1971, quando ele caminhava para o Ciclu - Alto Santo, para participar dos festejos de S. João. No dia 6 de julho de 1971, mestre Irineu faleceu.

A última foto dele em vida foi reproduzida por mim a partir de um slide que foi guardado durante muitos anos pelo saudoso Sebastião Jaccoud. A foto faz parte do acervo do Memorial Raimundo Irineu Serra.

As fotos mais conhecidas do mestre Irineu foram tiradas por Américo de Mello, que entrevistei em fevereiro de 2003 para o jornal Página 20.

A maioria das fotos do mestre Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime, foi o senhor que fez. Como fez tantas fotos dele?

Eu costumava acompanhar governadores como Jorge Kalume e Wanderley Dantas. Eles visitavam o centro do mestre Irineu durante alguns hinários ou em campanha eleitoral. Eu aproveitava essas ocasiões. Mas eu também costumava visitá-lo sozinho.

Como era o mestre Irineu?

Ele era um homem sério, sisudo, fechado. Ele tinha uma presença muito forte. Era um profeta. Qualquer pessoa que se aproximava dele sentia o impacto da personalidade daquele homem. Quem chegava perto dele tremia no chão. Eu cheguei perto, fotografei muitos governadores e presidentes da República, mas nenhum deles me fez sentir o mesmo impacto que sentia ao chegar perto do mestre Irineu. Eu ainda tive o privilégio, embora isso não seja muito ético, de tocar nele e pedir para ficar assim ou assado. Eu buscava sempre fazer boas fotos dele.

O senhor então enquadrava o mestre Irineu.

É verdade. Fiz isso no dia em que tirei a foto mais conhecida, na qual ele segura o cajado. Naquele dia eu toquei nele, posicionando o corpo dele adequadamente em minha lente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Há como disponibilizar algumas dessas fotos que você tirou do Mestre?

Anônimo disse...

Thiago, escreva para meu e-mail, que está em "fale comigo", na coluna à direita do blog. Conversaremos.

Anônimo disse...

Muito bom artigo!
Também gostaria de poder conseguir algumas fotos do Mestre.
Se possível,também da Madrinha Peregrina.
Parabéns Altino!
Alexandre Pereira
São Paulo - S.P.

Anônimo disse...

Caro Altino,
Parabéns pelo artigo. Gostaria também de ter a oportunidade de conseguir algumas fotos do Mestre. Se possível,
também da Madrinha Peregrina e do Alto Santo.
Grande Abraço,
Alexandre Pereira
São Paulo - S.P.

Anônimo disse...

Alexandre, não tenho autorização para distribuir as fotos que possuo. As duas que estão neste blog foram publicadas com a autorização da dignitária, que é muito ciosa em relação à tudo que se refere ao Alto Santo. Lamento não poder atendê-lo.

Anônimo disse...

Tudo bem Altino.
Obrigado pelo retorno,
Grande Abraço,
Alexandre

Anônimo disse...

Caríssimo e já querido Altino, foi com imensa surpresa e felicidade que me deparei com a foto da dona Peregrina. Nunca a tinha visto, e confesso que a imaginava diferente, talvez por conta das fotos do casamento dela com o Mestre que nós conhecemos.
Pra mim a foto veio como um presente, pois abro o seu blog hoje dia 29, e amanhã dia 30, é o meu aniversário.
Presente que me deixa reconfortada em vários aspectos, um deles por ter lido a história da médica brasileira estuprada na Bólívia, exatamente antes de ler esse trecho do seu blog.
Fui descendo o mouse com um nó de pedra na garganta, pois (sem demagogia barata) como mulher, nortista e brasileira a gente sabe o que é ter de enfrentar o machismo quase que diariamente. E pior, saber que crimes hediondos como esse não escolhem classe econômica, como os nossos "colegas" da grande imprensa querem que todos acreditem.
Amanhã tem serviço no Centro que sou fardada. Vou pra lá com o presente que recebi e com as preces voltadas para a brasileira.
Que as justiças Divina e dos homens não tardem. Mas principalmente que a justiça da Bolívia não seja passível dos burlamentos que conhecemos no Brasil.
Um forte abraço
Dani Franco
Belém-Pa