terça-feira, 19 de setembro de 2006

PEDRO NOVAES

Caro Altino!

Como andam as coisas? Acompanhou nossas andanças pelo Xingu através do site Xingu - a terra mágica?

Por aqui, tudo certo. Vou tentando colocar a vida em dia e me readaptar, mas há uma certa sensação de chapação que não passa, que acho que tem essencialmente a ver com o contraste entre a possibilidade de uma vida super simples e totalmente autônoma, como a dos índios, e a nossa, tão complexa e em tanta dependência de tudo - do supermercado, da empresa de energia, de água etc.


Por lá, deu tudo certo. Gravamos quase 100 horas de material, o que vai dar um trabalho danado para ficar só em seis programas de 50 minutos, mas isso é problema do meu pai.

Durante minha ausência, ficaram prontos os DVDs de um documentário meu, que recebeu o título "Quando a Ecologia Chegou", e que discute a relação entre áreas protegidas e populações locais. Foi filmado na Chapada dos Veadeiros e na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, no Paraná. Eu queria te mandar uma cópia.

Pode me passar seu endereço? Dê notícias.

Mara Moreira está por aí?


Abração,

Pedro Novaes

Caro Pedro: a Mara ainda permanece na Terra de Galvez colecionando aventuras suficientes para um longa-metragem. Já bebeu até água do Rio Acre. Acho que vai ser difícil aquele trem voltar a ser goiano e se readaptar à vida em Brasília. Em tempo: Mara Moreira é jornalista, diretora do documentário Avá-canoeiro - a teia do povo invisível e Pedro Novaes, que aparece pintado à moda caiapó e mora em Goiânia, o diretor de produção do projeto Xingu - A Terra Mágica. Para obter mais informações sobre o projeto, clique aqui para assistir a entrevista com o jornalista Washington Novaes, pai de Pedro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem já conviveu com índio sabe a q o Pedro se refere quando fala de "chapação". Eu mesmo, desde convivi com guaranis e caiuás, fiquei assim. E faz uns 3 anos... Parabéns pelo seu trabalho e boa sorte para o Washington na edição!

Anônimo disse...

E O ESCANDALO DO DOSSIÊ, ALTINO, NÃO VAI FALAR NADA??

Anônimo disse...

Falar o que? A mídia está acompanhando muito bem. Não tenho nada a acrescentar. Caso venha a ter, publicarei.