quarta-feira, 20 de setembro de 2006

MENSAGENS DO MUNDO

O editor-assistente de uma grande revista de cultura pop americana, que ganhará sua versão brasileira em outubro, revela ao blog que a publicação está fazendo uma reportagem sobre a influência da presença da Globo em cidades pequenas durante filmagens de minisséries – como influenciam economicamente, politicamente, socialmente, como muda a vida dos moradores.

- Como você é um jornalista influente no Acre, acho que seria uma boa fonte para a gente. Estamos mandando um jornalista/fotógrafo ao Acre nos próximos dias. Gostaria de saber se você pode ajudá-lo como fonte - indaga.

A jornalista Cristina Muller, com quem trabalhei no Estadão, dá notícias. No começo dos anos 90, quando esteve no Vale do Juruá, ela contraiu uma inesquecível malária.

- Fala Altino! Bom te saber guardião da mata. Saudades do Juruá. Forte abraço a partir de Addis Abeba, na Etiopia.

O jornalista e escritor Alex Bellos, autor do livro "Futebol - o Brasil em campo", escrito quando ele era correspondente do jornal inglês The Gardian, reaparece.

No ano passado, Bellos escreveu um longo artigo sobre o Daime no diário inglês Daily Telegraph. Contou que viu aqui “uma cidade marcada pelo sexo, as drogas e a expansão industrial desordenada”. Ao solicitar a um motorista de táxi que o levasse à principal atração turística-cultural da cidade, foi parar no “Beréu”, que já foi o puteiro mais famoso da aldeia.

Segue a mensagem de Bellos e quem puder ajudá-lo dessa vez, favor usar a caixa de comentários ou enviar mensagem diretamente para meu e-mail, que está na coluna à direita, em "falar comigo".

"Oi Altino, tudo bem? Sempre leio seu blog. Por acaso, você sabe se no Rio Branco (ou em uma outra cidade do Brasil) tem algum pesquisador ligado a uma universidade ou hospital fazendo pesquisas científicas sobre ayahuasca.

Sei que tem pesquisas sobre o efeito psicológico, e também a história e antropologia dos usos religiosos, mas queria saber se tem alguem pesquisando ayahuasca e saúde em geral?

Teria um contato de alguém aí?

Quando te visitei na última vez, voce me apresentou a uma jornalista amapaense que estava de férias no Acre. Você tem os contatos dela, ou de algum outro jornalista que trabalha no Amapá? Estou querendo pesquisar o Projeto Jari e a situação social no Laranjal do Jari.

Um abraço de Londres

Alex Bellos"

Em tempo: O site Vermelho, do PC do B, copiou integralmente material (leia aqui) do blog sobre o Alto Santo como patrimônio histórico e cultural, mas atribui o crédito à Agência Amazônia.

Ainda aplica, erroneamente, o título "Acre transforma Santo Daime em patrimônio histórico e cultual". O Daime não foi tombado coisa nenhuma. A versão original, correta, está no post Alto Santo. O centro foi tombado como patrimônio histórico e cultural.


Outro, um tal Wesley Alves, copiou as fotos e o texto sobre o núcleo cenográfico da Globo em Porto Acre, e os publicou também sem citar o blog como fonte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Altino, passei para ler seus posts tão interessantes e não podia deixar de lhe dar um grande abraço!

Anônimo disse...

Altino,

encontrei mais uma ofensa do Mainardi ao Acre. Dessa vez na entrevista dada para um blog da direitinha estúpida do Sudeste. O trecho:

A Nova Corja: Você enfrenta mais de oitenta processos individuais num tribunal do Acre por ter dito em maio, durante o programa Manhattan Connection, que o Estado não vale um pangaré. Você não superestimou o valor do pangaré?
Mainardi: Consultando o site do tribunal do Acre, descobri que, na verdade, enfrento cento e quarenta processos. Eu nem sabia que o Acre tinha internet.

Procure ler a íntegra buscando pelo blog A Nova Corja (é este o nome). Felizmente tipos como esses estão tendo cada vez menos credibilidade e ressonância.

Abração!

Anônimo disse...

só pra esclarecer uma coisinha: A nova corja é uma blog de jornalistas no rio grande do sul, portanto é da região sul...gênio...
quanto ao " de direitinha" nem vou comentar...leia melhor as coisas antes de dar essas opiniões batidas