quarta-feira, 23 de agosto de 2006

JOAQUIN PHOENIX

O ator Joaquin Phoenix chegou discretamente ao Acre, no sábado, e foi embora na segunda-feira, conforme o blog havia anunciado com exclusividade (veja aqui).

Foi recepcionado pelo índios yawanawá, tomou banho no Rio Gregório, dormiu em rede e participou de vários rituais da tribo.

Chorou ao avistar centenas de yawanawá na beira do rio, na chegada e na despedida. A visita será mostrada na televisão do Canadá.

Heart Phoenix, a mãe do ator, é militante ambientalista. Conhece as lideranças yawanawa desde 2004, quando o documentário "Yawa - História do povo yawanawá", do acreano Joaquim Tashka e do canadense Joshua Sage, foi lançado em São Francisco (EUA).

Phoenix mudou a data da visita aos yawanawá, prevista para os dias 14 e 15 de agosto, por causa da nota deste blog, em junho, que chamou a atenção de fãs, dentro e fora do país, dispostos a organizar caravanas para tentar encontrá-lo.

Quatro vídeos e mais de cem fotos da aventura de Joaquin Phoenix ao Brasil estão disponíveis na web. Clique aqui (vídeos) ou aqui (fotos).

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito feliz por Tashka poder ter mostrado a um tão ilustre ator a beleza de sua cultura. Também achei muito bom que eles conseguiram fazer a visita sem tumultos da imprensa e de fãs, para que Joaquin Phoenix pudesse desfrutar da beleza do Acre e cultura Yawanawá com calma e sem stress. É isso aí, Tashka e Laura!!!

Anônimo disse...

Valeu Eliane,

Boas vibrações para todos nós. Aqui seguimmos com passos lentos e firmes.
Essa ilustre visiita foi muito boa para o povo Yawanawa aumentar a rede de parceiros e aliados expalhados ao redor do mundo que apoiam diretamente e indiretamente o povo Yawanawa. Sensibilizar e chamar a atenção desta gente para nossa causa não deixa de ser um passo a mais na história de nossas lutas e conquistas..Assim nossas voces atravessarão fronteiras e ganharam novas pessoas influentes para a questão indígena e ambiental que é responsabilidade de todo cidadão do mundo.
Abraços e saudações desde o nosso Acre quente, que não diferente de outros lugares do mundo sofre com o aquecimento global que vai acabar com a extinção do ser humano na terra se a gente não tomar cuidado e pensar que preservar o meio ambiente é apenas respossabilidade que necessitam delas para viver.
Xarakapa

Tashka