quarta-feira, 30 de agosto de 2006

A FORÇA DOS BLOGS

A discussão política na internet já não se restringe às páginas dos partidos e candidatos. Os debates sobre as propostas para o país agora também estão em espaços virtuais mais independentes, conhecidos como blogs, destaca a Agência Brasil, em notícia assinada pela repórter Juliana Cézar Nunes, intitulada "Blogs abrem novos espaços para discussão política, aponta especialista"

No mundo, existem cerca de 50 milhões de blogs. Eles se popularizaram no Brasil como uma espécie de diário onde os internautas compartilhavam textos e experiências.

- Hoje, eles são também espaços para a manifestação da militância mais básica, onde qualquer pessoa tem a possibilidade de publicar intenções sobre os candidatos. É um novo espaço de troca de informações - aponta, em entrevista à Rádio Nacional, José Murilo Junior, editor de uma página na internet chamada Ecologia Digital e consultor da organização internacional Global Voices.


Em setembro do ano passado, José Murilo Junior (foto), que vive em Brasília e costumava ler este modesto blog, enviou-me uma mensagem se dispondo a desenvolver um novo modelo visual, o que aceitei prontamente. A sua última atitude voluntariosa aconteceu na segunda-feira, quando colaborou ao publicar uma nota no Global Voice para amplificar o movimento anti-censura no Amapá para a web de língua inglesa.

- Aqui, no Brasil, nessa eleição, ainda vai ter uma predominância da televisão no aspecto da decisão em relação às candidaturas. Mas as pessoas já começam a perceber que realmente é um poder a ser exercitado, um poder de mídia a ser exercitado, de uma forma completamente nova - afirma.

José Murilo Junior é, ainda, gerente de Informações Estratégicas do Ministério da Cultura e colaborador permanente deste blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Portugal é cada vez mais numerosa e significativa a participação de milhares de blogs de opinião no panorama informativo.
Os amigos do Altofalante, têm 4 blogs de intervencão cívica, um para assuntos nacionais (http://altybonsom.blogspot.com/)
outro para assuntos internacionais:
http://altybonsomws.blogspot.com/
outro como arquivo de temas mais extensos sobre assuntos de política portuguesa
http://altyarquivo.blogspot.com/
e o mais recente oferece em português a tradução duma importantíssima obra sobre AS ORIGENS DO CONFLITO ENTRE ISRAEL E A PALESTINA:
http://palestinusurpada.blogspot.com/
Os nossos amigos brasileiros estão todos convidados a fazer uma visita.
A NOSSA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA!...