sábado, 22 de julho de 2006

DANIELA ASSAYAG

A repórter que o boto revelou



A alegoria de um boto que mergulhava nas profundezas do Rio Amazonas trazendo uma cunhã-poronga, em 1992, é considerada marcante na história do festival do boi de Parintins (AM).

A cunhã-poronga era Daniela Assayag, que virou a repórter reconhecida nacionalmente pela elegância em mostrar histórias da Amazônia, a partir da Rede Amazônica de Televisão, afiliada da Rede Globo.

Ela é repórter de TV há 11 anos, mas antes disso brincava no boi Caprichoso, dos 11 aos 21 anos, sendo os últimos cinco anos como cunhã-poronga. Nesse período, Daniela viajou bastante pela Europa, EUA e Coréia.

- Foi um período muito bom da minha vida. Como a vida é feita de ciclos, ele também passou.

Ingressou cedo na TV, quando ainda estava no segundo período da faculdade. Ela não esconde que o convite da TV Amazonas decorreu da beleza física e da facilidade para se comunicar que a cunha-poronga eventualmente exibia na mídia.

Daniela Assayag chegou a cursar psicologia durante dois anos. Decidiu cursar jornalismo quando se deu conta de que preferia falar a ouvir.

Fez jornalismo porque sua intenção era trabalhar em televisão. Já se hospedou num hotel de selva disfarçada de intérprete para mostrar o Rei e a Rainha da Espanha como se fossem plebeus, subiu e desceu rios e montes.

Mas o que mais comoveu Daniela Assayag até hoje foi ser procurada por um pintor de parede cuja mulher havia perdido o filho porque as fichas para fazer uma cesária em hospital público haviam sido todas distribuídas.

- Aquele pai novo me disse uma frase que acho que nunca vou esquecer na vida: "O meu filho não tem o direito de viver só porque eu sou pobre?" Essa é uma questão que fica no ar.

Daniela Assayag e eu participamos do simpósio internacional sobre religião, ciência e meio ambiente, em Manaus. Conversamos bastante sobre Amazônia e comunicação, mas ainda assim esqueci de perguntar se a Globo alguma vez reclamou do charmoso sotaque dela.

Um pouco desse longo bate-papo está registrado no vídeo abaixo, gravado a bordo da lancha Hélio Gabriel, deslizando sobre as águas do Rio Negro, no Parque Nacional do Jaú.


8 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza, que beleza!inteligente e bela. Depois que uma deusa fala, reata-nos dizer, amém.

Anônimo disse...

Altino

Em 95 tive a oportunidade de ir a primeira vez em Parintins participar do Festival Folclórico e ví uma coisa que me tornou um admirador do Festival, do Caprichoso e da Daniela. Em uma noite de muita chuva na qual a disputa foi cancelada e o Garantido não entrou na Arena (a apresentação não valia pontos) o Caprichoso entrou e a Daniela participava de uma apresentação do ritual da "Lagarta de Fogo" e ela desceu de uma alegoria sobre as arquibancadas. Quase caiu, não desistiu e chegou no chão da arena. Coragem, garra e beleza assim eu defino a cena e a principal atriz: Daniela. Se tiver oportunidade pergunte pra ela sobre este fato, ela vai confirmar.

Anônimo disse...

Altino,

Muito agradável sua entrevista com a repórter Daniela Assayag. Sempre curti o trabalho dela. Agora, aumentou ainda mais minha admiração pelo trabalho que ambos desenvolvem -ela, com reportagens importantes para os povos da Amazônia; você, por manter esse blog informativo e filosófico, com reportagens importantes para os povos da Amazônia e de outros lugares.

Um abraço de um colega paulistano.

É isso.

Anônimo disse...

Muito bonita.

Anônimo disse...

Ola tudo bem? Meu nome e Rula El Sayegh, estou escrevendo pelo email de minha filha. Gostaria de saber como que chamam os pais dela, de onde os pais dela são, e de qual cidade...por favor...Obrigada...

Anônimo disse...

Rula, escreva para meu e-mail, que está na coluna à direita, em "fale comigo", nneste blog.

Anônimo disse...

mais do que ´´BONITA´´mais oq posso dizer:linda e simplesmente ma-ra-vi-lho-sa
Daniela Asaayag,cocmo falado antes,e uma musa uma Deusa
eu amo muito a Daniela pel seu carater pela sua humildae e simplicidade
essa´´simples reporter´´[que sao oq muitos dizem],é mulher,mae e tudo mais ela simplesmente é DEMAIS
BEIJAO
TE AMO Dani

Unknown disse...

Eu quero conhecer esa pessoa pq eu gosto de pessoa inteligente