sábado, 15 de julho de 2006

BARTOLOMEU EM SANTARÉM



Estimado Altino,


Tenho acompanhado em seu Blog notícias deste importante evento em que nosso patriarca Bartolomeu participa. Sou padre André e administro o site da Igreja Ortodoxa - Patriarcado Ecumênico de Constantinopla daqui de Florianópolis - SC. Gostaria muito de informar nosso povo (cristãos ortodoxos de todo Brasil) sobre esta primeira visita de nosso patriarca ao Brasil mas, infelizmente, as notícias são escassas e demoram tanto a chegar! Peço-lhe sua autorização para a publicação em nosso site de notícias que temos acompanhado através de seu blog. E, se tiver a oportunidade de se comunicar com S. Santidade, transmita-lhe nossa grande estima. Desejo, de todo o coração, uma muito feliz e proveitosa estada na Amazônia neste importante evento. No amor de Cristo, sou, pe. André



Querido André, além de bastante informal, o Patriarca Bartolomeu é um homem com muita disposição para defender o meio ambiente. Passei o dia com o grupo de 190 pessoas que acompanhou o Patriarca numa viagem de avião até Santarém (PA).

Fomos conhecer a irracionalidade que é derrubar a floresta na Amazônia para para plantar no lugar dela a soja que serve para alimentar porcos na China. Tivemos oportunidade de conhecer as experiências de desenvolvimento comunitário das famílias que vivem na Floresta Nacional do Tapajós.

O Patriarca Bartolomeu pisou na lama, colheu flores da floresta, cotemplou com sua vista cansada o horizonte do Rio Tapajós, que mede 15 quilômetros de largura na Vila Maraguary, comeu abacaxi, bebeu suco de cupuaçu, aceitou sorridente um cordão de tucum, ganhou um vidro com óleo de copaíba e embalou bebês nos braços enquanto falava de sua esperança de que as crianças da Amazônia possam crescer num mundo melhor.















4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Altino!
Obrigada pelas fotos maravilhosas e pelos textos sobre o encontro.
Estou acompanhando daqui de Londres e torcendo para que esse simposio tenha impacto e grande repercusão- a nossa linda Amazônia que precisa ser salva das mãos dos próprios brasileiros... em todo o caso daqueles espíritos que pensam que estão "lucrando" alguma coisa derrubando-a.

Anônimo disse...

Altono, bom dia.
Ontem não consegui comentar, estava morrendo de sono.
Mas, hoje pude admirar melhor a beleza das imagens e venho lhe dar os parabéns pela excelência da cobertura, apesar das dificuldades que está sofrendo aí com a rede.
O reconhecimento é fruto dessa excelência.
Parabéns.

Beijos e bom domingo.

Anônimo disse...

Que viagem!!

Anônimo disse...

Volta logo cacete.Estou querendo notícia
da aldeia acreana.Ou será que estás perdido por ai entre um jaraqui e um
pacú.