domingo, 25 de junho de 2006

JORNAIS DO ACRE

A imprensa acreana costuma encarar os fatos de modo tão pujante e verborrágico que se torna quase impossível alguém levá-la a sério. Vejamos dois exemplos que talvez expliquem o crescente desinteresse das pessoas pelos jornais.

O governo estadual liberou ontem o tráfego na BR-364, desde Sena Madureira até Cruzeiro do Sul. Após um ciclo de três ou quatro meses, ninguém poderá mais transitar nela e as cidades ficarão isoladas por causa da lama. Mas o jornal Página 20 traz essa pérola:

"Rodovia é reaberta com grande festa, marcando novo ciclo econômico e social para cidades do Acre". Clique aqui e leia. Sensata foi A Tribuna: "Reabertura da BR-364 tem festa e comemoração: em alguns dias, a vida do Vale do Juruá muda completamente".

Noutro caso, o meu amigo Marcos Vicentti, repórter-fotográfico do Página 20, adquiriu uma máquina para impressão de fotos digitais. Não há nada de extraordinário no equipamento, mas foi suficiente para o jornal perder o bom senso:

"Fotografia Imagem Digital (FID). Esse é o nome do mais novo empreendimento do repórter fotográfico Marcos Vicentti, que promete revolucionar o mercado da tecnologia digital no Acre". Clique aqui e leia.

Os quatro jornais diários da cidade, cujas tiragens variam de 300 a 3 mil exemplares, circulam basicamente em Rio Branco, onde existe uma população de quase 400 mil habitantes.

Dos jornais, Gazeta continua a mais esperta. Restringiu o acesso à sua versão on line aos assinantes da versão impressa. Preserva-se e poupa a paciência de leitores fora do Acre ao ocultar um conteúdo que não difere em nada dos demais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, para quem esta fora do Acre acessar aos blogs e jornais da nossa terrinha faz diminuir a saudade. Infelizmente os jornais precisam sobreviver e estão colocando senhas para tudo. Nós os acreanos que estamos fora sentimo-nos exilados e agora restou apenas alguns para acessar sem senhas. Infelizmente! Ah! Restou também ler as manchetes e ficar curiosos para saber o conteúdo.
Pagar a assinatura de todos fica difícil então é sentir-se exilados ( das informações).

Anônimo disse...

Altino,
Isso é o acúmulo do rídiculo, um jornal tão pequeno e com pouco leitores, fecha o acesso online. Quem sabe queira competir com os grandes jornais?
Como leitor, eu via antes a matéira online e se a matéria fosse relevantes ia as bancas comprar e recomendava amigos a fazer o mesmo.
Num Acre, tão pequeno e apertado, talvez um jornal decida restringir o acesso para que os que vivem fora do Estado não saibam o que passa em sua terra. Mais não tem problema, amigos que vivem fora do Estado, acessem outros jornais locais, que são as mesmas matérias.
Abraços

Anônimo disse...

Altino, bom dia.

Você há de convir que é muito engraçado!
Pelo menos por isso, é interessante ler, para nossa diversão. rsrsrsrsrs.

Beijos e bom domingo.

Anônimo disse...

Valeu Altino, pela força você ter colocado um link direto pra minha matéria que foi publicada no Jornal Página 20. Quer revelar ligue 9991 00 76, o melhor preço da cidade.