segunda-feira, 19 de junho de 2006

FESTIVAL YAWA



Os índios yawanawá da Terra Indígena Rio Gregório, na Aldeia Nova Esperança, que têm acesso à web a partir de conexão por satélite, enviam convite para que este blog participe da quinta edição do Yawa - festival de canto, dança, expressão artítisca, cultural e espiritual da etnia.

O Yawa, que será realizado de 25 a 29 de julho, é promovido pela Organização de Agricultores Extrativistas Yawanawá do Rio Gregório (OAEYRG) e pela Cooperativa Agroextrativista Yawanawá (COOPYAWA).

O convite é tentador, pois os yawanawa querem que o evento seja apresentado aos leitores deste modesto blog. Farei o possível para atender ao convite do Joaquim Luís Yawanawa, Biraci Nixiwaka Brasil e Laura Soriano Yawanawa.

Para maiores informações sobre meios de transporte para chegar até a aldeia, quem estiver interessado deve fazer contato com a Organização Yawanawá nos escritórios de Tarauacá (68 3462 2025) e Rio Branco (68 3226 6919). Clique aqui ou aqui para ter acesso aos e-mails.

Os interessados em participar devem confirmar presença até o dia 10 de julho ou o quanto antes possível, para que possamos organizar a chegada e saída - afirma o líder indígena Joaquim Tashka Yawanawá.

Como chegar
Para alcançar a comunidade é necessário recorrer a diferentes meios de transporte. Partindo desde Rio Branco, viajar de avião de carreira da empresa Rio Branco Táxi Aéreo com destino a Tarauacá.

Partindo de Tarauacá, o meio mais rápido é viajar em avião monomotor durante 30 minutos até a aldeia Sete Estrelas, onde vive o povo katukina. Depois, viajar duas horas barco rio acima.

É necessário uma prévia combinação com o escritório da organização yawanawá em Tarauacá/Rio Branco para que um barco da organização esteja aguardando no Sete Estrelas.

Agora, no verão amazônico (época do evento) é possível viajar de Tarauacá, pela BR-364, até Cruzeiro do Sul, com destino ao povoado São Vicente, onde a rodovia atravessa o Rio Gregório, num percurso de duas hora de viagem.

De São Vicente, a viagem segue de barco motorizado subindo o Rio Gregório durante um dia. Em São Vicente também é necessária uma prévia comunicação com a Organização Yawanawá para que um barco esteja de prontidão esperando para seguir viagem até a aldeia.

Além de contar com o apóio da organização Yawanawá, em São Vicente existem barcos a motor dos moradores, que cobram R$ 300,00 por viagem até a aldeia Nova Esperança.

Para a ingresso de qualquer pessoa, seja qual for o propósito e objetivo de viagem, é necessário a assinatura de um termo de compromisso. Os índios se comprometem a receber os visitantes fraternamente, compartir casas, comida e oferecer as facilidades logísticas de material e de estrutura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, que foto linda!
Seria muito interessante você fazer essa cobertura e nos contar tudinho aqui no blog para nós, pobres mortais incapacitados de desfrutar da beleza que provavelmente será mostrada.
Obrigada
Beijos