quarta-feira, 24 de maio de 2006

MARCOS VINÍCIUS NEVES

Do historiador e arqueólogo Marcos Vinícius Neves, presidente da Fundação Garibaldi Brasil:

Altino,


fico mais tranquilo ao saber que você e o Leonildo tenham chegado a um entendimento. Não interessa a ninguém uma troca de farpas entre dois bons jornalistas juruaenses. Até porque tenho alta estima por ambos.

No que se refere ao conteúdo de sua matéria de ontem, tenho o dever de informá-lo que existem distorções de informação que são extremamente perigosas. Como o conheço e sei que isso não partiria de ti, só posso pensar que essas incorreções se devem as suas prováveis fontes.

Por exemplo, em sua matéria voce diz que a vinda da Dra. Denise Schan ao Acre foi devida a ação do professor Alceu Ranzi junto à Eletronorte, o que não é procedente.

Segundo pude apurar, a pesquisa conduzida por essa arqueóloga (sobre quem eu não tenho nenhuma informação desabonadora, é importante que se diga) no estado do Acre, se deu pela necessidade de realizar o Eia/Rima, que é uma exigência legal para esse tipo de obra (instalação do linhão) Rondonia-Acre.

Ou seja, concordo contigo quando coloca a necessidade de um debate transparente sobre essa questão, especialmente no que diz respeito ao posicionamento ético imprescindivel à realização de pesquisas científicas responsáveis.

De todo jeito, esclareço que não há nessa discussão nenhum interesse de caráter financeiro, como é sugerido em um dos comentários que você postou hoje, mas tão somente a proteção de nosso patrimônio arqueológico e a ética profissional pela qual todos nós devemos nos pautar.

A sua disposição

Marcos Vinicius Neves

Caro Marcos, torço para que você também declare armistício em relação ao seu colega de pesquisas Alceu Ranzi. São dois estudiosos a quem estimo pela competência e compromisso com as causas acreanas. Quem deve ter ficado bastante incomodado com a situação é o prefeito Raimundo Angelim, que espera contar com os esforços de ambos na equipe dele para consolidar o museu de paleontologia do Acre. Sugiro que você e Alceu dialoguem com franqueza sobre as suas diferenças e sigam tolerantes em benefício da contribuição que ainda têm a prestar à história do Acre e da Amazônia. Acho lamentável que as acusações contra o Alceu Ranzi tenham surgido tão logo o prefeito anunciou neste blog, com exclusividade, o plano de construir o museu sob a coordenação do paleontólogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber do Presidente da Fundação, quais são os esforços/projetos do município para preservar e estudar/pesquisar os patrimônios arqueológicos do Acre (mais especificamente os denominados geoglifos)?

armando disse...

Olá amigo, estou fazendo um trabalho academico sobre algumas questões do nosso Acre, e vi um texto do Marcos Vinicius Neves no jornal página 20 do dia 15 de junho de 2008, com o título Autonomia, e vou ultilizar uma citação dele no referido trabalho, mas fiquei com uma dúvida de como vou fazer o referencial do texto se em nome do jornal ou se teve uma outra publicação no nome do próprio Marcos Vinicius, se possivel poderia me informar sobre isso? Dede já agradeço.