terça-feira, 25 de abril de 2006

DOIS MUNDOS DISTANTES

Vale a pena conferir a análise que a antropóloga Mary Allegretti faz no blog dela a respeito da entrevista concedida ao Roda Viva pelo presidente da Bolívia Evo Morales.

Segundo a antropóloga, o fato dos jornalistas brasileiros estarem desiludidos com o PT, Lula e a esquerda em geral, talvez não justifique a cobrança, frieza e até certa arrogância em relação a um presidente que assumiu um governo com os problemas que tem a Bolívia.

Ao final, Mary Allegretti comentou a respeito de uma cobrança feita por mim:

"Altino Machado que tem o blog mais rico que conheço, em informação e temas, reclama da minha ausência na blogosfera - fico mais de uma semana sem voltar ao meu blog! Mas Altino, que culpa eu tenho de não acontecer tanta coisa interessante aqui em Curitiba! Impossivel competir com o Acre. Curitiba é uma gracinha de cidade, planejada, moderna, limpa e organizada. Gosto de tudo isso. Mas às vezes me pergunto: como conectar esses dois mundos tão distantes?

Na verdade, Curitiba vai se conectar com o Acre até o final do ano de uma forma surpreendente. Mas isso é surpresa - é um projeto que a Secretaria de Meio Ambiente vai implementar em memória de Chico Mendes. Conversa para daqui alguns meses. É por isso que não tenho tido tempo de blogar, Altino, estou envolvida nessa novidade".

NOTA: Querida Mary, como não acontece tanta coisa interessante no Paraná quanto no Acre, gostaria de saber o seguinte: Você foi contratada pelo Governo da Floresta com consultora para finalizar a proposta do programa piloto de conversão de dívida externa em investimentos no Acre. A proposta inicial foi aprovada pelo Ministério da Fazenda e chegou a ser apresentada ao Tesouro dos EUA, em Washington, pelo governador Jorge Viana. A promessa era de que a sociedade tomaria conhecimento da proposta em março. O que você nos conta a respeito disso? Agradeço de coração pelas suas referências elogiosas. Um forte abraço.

MARY ALLEGRETTI: É importante acompanhar esse projeto, Altino. Será uma iniciativa pioneira e duradoura, inteiramente voltada para as ONGs. Durante o semestre passado o Governador fez as articulações em Washington e Brasília e, em dezembro e janeiro eu entrevistei os principais órgãos de governo e as ONGs para construir uma veresão preliminar para discussão. Antes de chegar na versão final o Governador Jorge Viana certamente irá apresentar à sociedade e, depois de incorporar as mudanças, estará pronto para ser encaminhado ao Ministério da Fazenda e ao Tesouro dos Estados Unidos. Será a primeira troca da dívida por meio ambiente realizada no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, bom dia.
Lendo esse artigo fiquei imaginando que você faz exatamente o que a antropóloga indagou: você conecta esses mundos todos que existem dentro do Brasil, pela excelência do seu blog, merecidamente elogiado por ela.
Aqui, sabemos de tudo e aprendemos sempre, mesmo à distância.
Obrigada.
Sinto-me privilegiada por havê-lo conhecido. Inclusive vou até lá no Gravatá agradecer pois foi ele que me trouxe até aqui.

Beijos