terça-feira, 29 de novembro de 2005

COMPOTA AMARGA

“As compotas (sic) da crise já foram todas abertas”, Tião Viana.

Oh Deus! A frase acima é a sub-manchete da edição de hoje do jornal Página 20, ao reproduzir uma entrevista do senador Tião Viana (PT) ao Jornal do Brasil.

Ela está repetida em manchetão nas páginas quatro e cinco, mas foi corrigida na versão online do jornal.

Ao diretor Elson Dantas, editor Tião Vítor e revisor Beneilton Damasceno: o Houaiss explica que compota é "substantivo feminino: doce de frutas, inteiras, aos pedaços ou esmagadas, geralmente cozidas em calda de açúcar".

O vocábulo comporta tem significado diferente: "artifício de que se usa para se insinuar ou captar a confiança de outrem; lábia"

É o que falta ao Página 20.

Em Rio Branco existem quatro jornais diários, sendo alguns com edições abaixo de 200 exemplares.

Quando eu for governador do Acre, convocarei os donos de jornais para comunicá-los que vão continuar merecendo a mamata da conta do Estado sob a condição de transformarem suas empresas em apenas dois jornais.

Assegurarei investimento a ambos, sendo que um será livre para escrever o que bem entender a respeito de minha administração e o outro terá que permanecer sob a influência direta dos caprichos de minha assessoria.

Altino 2006!

6 comentários:

Anônimo disse...

Altino,comporta também é a "porta" da represa utilizada para manter o nível da água. Neste sentido o Tião (Viana) usou a palavra (As comportas da crise, estando abertas, vão reduzir seu volume.Comporta também é sinônimo de caber, sustentar. "Meu coração já não comporta tanta ilusão".

Anônimo disse...

por coincidencia vim aqui parar e fiquei abismada, como é que um candidato a umas eleições livres, diz que dos 4 jornais que existem, vai fazer dois, um será livre (apenas um senhor?) e o outro ficará debaixo da sua alçada. não conheço o brasil, vivo na europa e quem sou eu para criticar, mas não deveria ser toda a informação de media livre? será diferente aí no brasil? sofialisboa

Anônimo disse...

Sofia, cá estou a renunciar ao sonho de governar o Acre. Prefiro isto a perder a leitora. Aos eventuais eleitores, recomendo a leitura do blog da (deve ser) lisboeta Sofia. O endereço é http://sofialisboa.blogspot.com/.

Anônimo disse...

Eu nunca votaria mesmo nesse tal de Altino pra governador, ririri...

Anônimo disse...

Hermington, não diga isso, rapaz. Corre o risco de queimar a pontinha da língua como queimei a minha. Uma vez falei que, se o Binho um dia fosse eleito para alguma coisa, eu já teira sido eleito para algo bem melhor. Moral da história: ele é vice-governador e secretário de educação, daqui uns dia deve assumir a vaga do governador Jorge Viana e poderá ser candidato a reeleição pela Frente Popular com enorme chance de vitória, caso o senador Tião Viana não possa ser o candidato. Bem, independente disso, vai ganhar uma pensão de governador enquanto se prolongarem os dias dele sobre a terra. Quanto a mim, apenas a língua queimada.

Anônimo disse...

Então tão, não vou destruir teu projeto político não :D