terça-feira, 27 de setembro de 2005

PURUSSAURUS BRASILIENSI


Reportagem da Andréa Zílio, do Página 20, revela que pesquisadores da Universidade Federal do Acre resgataram do rio Acre fósseis -mandíbula com 1,80 metro, além de fragmentos do crânio e vértebras lombares- do jacaré gigante Purussaurus Brasiliensi, no município de Capixaba.

Trata-se do segundo fóssil mais completo do maior predador que já existiu na Amazônia. O primeiro, um crânio com 1,30 metro, foi coletado pela equipe do Laboratório de Pesquisas Paleontológicas (LPP) no alto rio Acre, há 19 anos, no município de Assis Brasil, na fronteira com o Peru.

O purussaurus media 12 metros de comprimento, mas alguns indivíduos alcançavam até 18 metros. Esses jacarés habitaram o Acre entre 8 e 5 milhões de anos, o que corresponde às épocas geológicas Mioceno Superior-Plioceno.

Foram encontrados diversas peças de crânio e pós-crânio do gigantesco jacaré em vários sítios fossilíferos do Acre. Sua existência não está restrita apenas ao Estdo. Também já foram localizados fósseis de Purussaurus na Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.

Saiba mais a respeito visitando o site do LPP, que é um dos poucos ambientes na Universidade Federal do Acre onde realmente se respira ciência.

O acervo do LPP reúne cerca de 5 mil peças fósseis, muitas das quais únicas no mundo, tendo revelado à ciência uma série de novos gêneros e espécies de animais vertebrados que viveram na Amazônia nos últimos 8 milhões de anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria importante o Página 20 ter dado o crédito da figura comparativa (Purussarus, Melanosuchus, Ciclista) ao Wagner Conde um artista acreano que trabalha lá do LPP da UFAC.

Anônimo disse...

Best of the text i read about a problem.