sexta-feira, 30 de setembro de 2005

INCLUSÃO CIENTÍFICA

O acreano Evandro Ferreira, que é doutor em botânica pela City University of New York e New York Botanical Garden (Estados Unidos), passou a desempenhar um papel que a assessoria de comunicação da Universidade Federal do Acre (Ufac), exercida por um buchudo professor de educação física, jamais terá capacidade de assumí-lo: tornar acessível ao público o conhecimento acumulado pelos pesquisadores da instituição.

Especialmente interessado em botânica econômica e sistemática, ecologia e meio ambiente, Evandro Ferreira é pesquisador do Instituto de Pesquisas da Amazônia e do Herbário do Parque Zoobotânico da Ufac.

Ele aproveitou a onda dos debates decorrentes desse setembro catastrófico para a Amazônia e criou o blog Ambiente Acreano, onde evita aquelas expressões incompreensíveis dos cientitas, para explicar ou opinar, de modo didático e direto, o que está acontecendo na região.

Evandro Ferreira publicou hoje uma nota longa, mas imperdível, explicando porque nossas florestas pegam fogo e como podemos saber quando isso vai acontecer.

Ele se baseia nos estudos da pesquisadora Elsa Hené Humán Mendoza (foto), uma peruana radicada no Acre, que trabalha para o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) o Setor de Estudos da Terra e Mudanças Climáticas Globais do PZ/Ufac.


Seria interessante que outros pesquisadores, cientistas e jornalistas agissem como Evandro Ferreira, contribuindo para que estudos e pesquisas científicas financiados pela sociedade estejam ao alcance de todos.

Clique em Ambiente Acreano para conferir o estudo em questão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho algo a comentar sim, mas só sobre a assessoria de imprensa da UFAC. Professor de Educação Física como assessor de imprensa é só mais um dos milagres administrativos que vemos naquela IFES. Só um, meus caros...

Anônimo disse...

SENA MADUREIRA, AC – O fogo já destruiu 50 mil hectares de pastagens no município de Sena Madureira. Não foi divulgado a devastação da mata nativa mas são cerca de quinze focos de incêndios diariamente.

Notícias da Hora

Anônimo disse...

você só se interessa por jornalismo ambiental mesmo? nenhuma palavra sobre os protestos de hoje, nada, o que há caríssimo amigo altino, cadê aquele jornalista brigão e combativo?

Anônimo disse...

França, amiga, tenho o direito de me interessar pelo que bem entender. Isso aqui é um modesto blog. Não acompanhei protesto alguma. Quer saber mesmo o que eu estava fazendo? Tenho um cunhado dono de um motel. Depois de muita insistência dele, passei quase a manhã inteira ajudando ele a configurar as câmeras do sistema de segurança do empreendimento dele. Como não tenho o dom da onipresença, sugiro que você faça o mesmo que outros leitores desse diário virtual: relate para nós todos sobre os tais protestos. O espaço está aberto, mas que não seja um texto longo demais para não se tornar enfandonho aos demais. Inté!