quarta-feira, 28 de setembro de 2005

COMENTÁRIOS

Transcrevo três comentários relacionados ao artigo "Fora de foco na mídia e no governo", que foram deixados no Observatório da Imprensa:


A Parintins de ônibus
Antônio Bentes, Boa Vista-RR - jornalista
27/9/2005 6:12:22 PM

O Altino foi na ferida. Nossos burocratas de Brasília acham que a Amazônia é uma só, cheia de florestas e bichos, desconhecem que em Roraima, por exemplo, temos três ecossistemas diferentes. Um exemplo do desconhecimento de nossas particularidades aconteceu comigo, quando um servidor do MinC, no governo FHC, sugeriu que fôssemos a Parintins de ônibus para realizar uma fiscalização.

Um lençol de soja
Mário José de Lima, São Paulo-SP - professor
27/9/200510:18:02 PM

Gostaria de destacar dois pontos do excelente texto de Altino Machado:

"A Amazônia recebia atenção da mídia nacional até meados da década de 1980".

Perfeito. Nesse período, quando contávamos com a cobertura de jornalistas como Edilson Martins para o Jornal do Brasil, a questão agrária era tema da moda e a luta pela terra ainda ecoava os momentos das Ligas Camponesas e da Campanha do Araguaia e o braço forte das forças da repressão ainda se fazia presente, procurando controlar a ação de qualquer movimento social na região.

"Está evidente que a suposta grande imprensa já não se interessa sequer pelas catástrofes da região, pois é mais fácil e econômico pautar-se por edições que jorram prontas para suas redações sobre os furacões Katrina, Rita ou Severino Cavalcanti".

Na verdade, acredito que agora se trata de criar uma cortina que não permita a plena visibilidade do que acontece na Amazônia. Ou pelo menos de se encobrirem os verdadeiros responsáveis pela destruição ambiental. Boa parte dos governos na Amazônia foi capturada pelos "empresários da fumaça". Veja, por exemplo, a caravana que desembarcou no Acre nesses dias: um dos seus membros é o líder do desmatamento para formação do lençol de soja que vai cobrindo o país. A visão distorcida é parte dos custos operacionais desses senhores.

Para finalizar, gostaria de lembrar que seu ponto de vista - ciclos diferentes de compreensão da Amazônia - encontra uma elaboração acadêmica no livro da professora Marilena Correia da Silva - O paiz do Amazonas [Manaus, Editora da Universidade do Amazonas, 1996].

"Abandono midiático"
Walter Falceta, São Paulo-SP - jornalista
28/9/2005 4:52:37 AM

Com a clareza e objetividade de sempre, o inspirado Altino Machado nos ensina agora o conceito de "abandono midiático".

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino / eu me referi ao ELSON MARTINS. / Mário