quarta-feira, 7 de setembro de 2005

ALGO FUNCIONA



O bacana da foto, cujo nome ignoro, há vários anos vive a fazer limpeza particular e depois vem jogar o lixo na estrada do Irineu Serra, o bairro onde moro, que é Área de Proteção Ambiental de Rio Branco.

Brasil independente e em crise, estava eu no conforto da rede, na varanda de minha casa, quando o dito cujo passou conduzindo uma caminhonete e uma carroça carregadas de lixo.

Depois de tirar as fotos, argumentei que sua atitude era incorreta, porém ele alegou que não sabia a quem recorrer para indicar o destino do lixo que recolhe.

Como o mesmo não demonstrou a menor disposição em se ausentar do bairro levando a carga de lixo, o jeito foi evitar bate-boca e voltar pra casa.


O mais incrível dessa história foi encontrar funcionando, em pleno 7 de Setembro, o serviço de fiscalização da Prefeitura de Rio Branco.

Fiz a reclamação às 12h30. Meia hora depois, o próprio secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Leite, e sua equipe flagravam o infrator e seu ajudante (veja foto abaixo), que haviam se deslocado e despejado o lixo em trecho mais isolado da estrada Irineu Serra.

Ele foi conduzido ao Horto Florestal, onde funciona o escritório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e foi multado em R$ 400,00, além de ter sido obrigado a voltar ao bairro para recolher o lixo.

Em que pese o esforço da fiscalização, a prefeitura de Rio Branco continua devendo à população a instalação de placas sinalizando a proibição de jogar lixo em diversas áreas públicas.

Para quem necessitar recorrer à fiscalização ambiental da cidade, que funciona até em feriado, o telefone é 3228 5765.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Altino, to gostando de ver, vou lhe indicar para o prêmio de jornalismos ambiental, pois sempre vejo notícias quentinhas sobre os problemas ambientais específicos com a APA, e ao ler essa matéria fiquei imaginando uma passeata em defesa do meio ambiente. Eu e todo mundo tem sentido o desconforto que a fumaça(principalmente)e a poeira tem causado, mas ao ler a VEJA de 31 de Agosto de 2005 fiquei indignada com o índice de poluição:45 vezes a mais que o permitido, ou seja, eles afirmaram que Rio Branco está mais poluido que São Paulo, veja onde chegamos!