quarta-feira, 11 de maio de 2005

TÃO ACRE

A conta de luz de minha casa saltou da média de R$ 200,00 para R$ 910,10. Tomei um susto e telefonei para o atendimento da Eletroacre. Perguntaram qual era o número da minha unidade consumidora e mandaram que copiasse os números do medidor.

-Senhor, o valor da conta está correto – disse a mulher com voz de caveira ao analisar a leitura do medidor.

Compareci à Eletroacre no dia seguinte e pedi que fosse realizada uma verificação de consumo, que ocorreu ontem, depois de quase 15 dias de reiterados apelos ao telefone.

O funcionário que apareceu aqui disse que teria havido um erro porque o consumo de energia de uma vizinha foi agregado à minha conta. Disse, ainda, que terei que voltar ao atendimento da empresa e foi embora sem deixar registro da verificação.

Outra: por alguma razão que desconheço a senha de internet para acessar minha conta no Banco do Brasil foi bloqueada. Liguei para o 0800 e disseram que eu mesmo poderia desbloqueá-la em qualquer caixa de auto-atendimento.

Entrei na agência do banco no bairro do Bosque e pedi auxílio a uma daquelas mocinhas que parecem pilha Rayovac. Ela me indicou uma funcionária no andar de cima, com pose de rainha na poltrona, cercada por mais de 50 pessoas.

Consegui me aproximar dela para ouvir que o desbloqueio só poderia ser feito se apresentasse todos os meus documentos. Disse que não poderia desbloquear a senha porque eu não portava um comprovante de residência.

Falei com o gerente, o Mário, meu ex-professor de biologia no Colégio Acreano. E ele repetiu a mesma cantilena. Argumentei que o pessoal do 0800 do Banco do Brasil havia dito que eu poderia fazer sozinho o desbloqueio e que desejava apenas que me auxiliasse nisso.

Até o questionei com a hipótese de que a senha tivesse sido bloqueada enquanto estivesse em viagem noutro estado ou país.

- Nesse caso, outro gerente teria que telefonar para o gerente de sua agência, para que o mesmo fizesse o desbloqueio. O desbloqueio de senha só pode ser feito pela gerência, na própria agência do cliente.

Voltei ao caixa de auto-atendimento, selecionei “outras opções”, digitei 20, que é a opção para administrar senhas, em seguida fiz o desbloqueio.

Os funcionários do Banco do Brasil no Acre não sabem ainda que é assim que funciona.

8 comentários:

Anônimo disse...

Miaaaaaauuuuuu!!!

ALTINO MACHADO disse...

Aldo, uma vez criei um gatinho em casa, mas custou caro demais.

Anônimo disse...

Aôa Altino!

As pessoas do BB são muito mecanizada ainda.

Já tive conta corrente em outro estado e percebesse a grande diferença no atendimento.

Acredito que o Acre vai melhorar

Anônimo disse...

Oi Altino,
Sabe que um dos dias mais felizes da minha vida foi quando eu encerrei minha conta no Banco do Brasil. Foi com alguma dor no coração, porque era minha primeira conta, aberta quando entrei na universidade em 79. Trouxe para a agencia do Acre e a mantive o quanto minha paciência suportou.
Mas, ao contrário do que o governo faz com os servidores estaduais, descobri que a UFAC pode me pagar por qualquer banco e migrei para um particular (não vou fazer propaganda de graça...) e é uma maravilha. Não me lembro da última vez que precisei ir até a agência.
Minha meta agora é fazer funcionar a Cooperativa de Crédito da UFAC para, como o pessoal da Polícia Militar e da EMATER, transferir todo o meu movimento para o MEU BANCO.
Grande abraço...
PS: A ViVo suspendeu meu débito em conta bancária em dezembro e eu só descobri isso em abril, sozinho. Não cortaram nem me avisaram. Só as contas chegando e eu achando que era só informativo de valor. Moral da história: BAITA ROMBO pra pagar de uma vez só...

Anônimo disse...

Te preocupa não que tem piores...
Brasil Telecom: mudei de endereço, tava com uns 400 reais de contas atrasadas, pedi pra parcelarem e mandarem a conta para o endereço novo... disseram que não pode, que o telefone tem que ficar ligado até o final do parcelamento, como é em 6 vezes eu tô me ferrando em duas situações: uma - pagar 6 assinaturas a mais, algo em torno de 200 reais de assalto; outra - ficar com o telefone disponível no meu antigo endereço por 6 meses, perigando alguém ligá-lo clandestinamente e eu ainda ter que pagar pelo uso. É ou não é um roubo? Antes que alguém sugira: e existe procon?

Anônimo disse...

Banc,luz,telefone, "delivery", cara e incrivel como as coisas nao funcionam por aqui.
O que eu acho mais engraçado e que nos temos que engolir tudo isso porque nao existe mesmo Procon no Acre.
Cara, em Brasilia, por exemplo, o numero do Procon e gratuito, pregado na parede de todo boteco e funciona.
Aqui o numero, ninguem sabe, quando a gente descobre, ninguem atende e quando atende nao sabe responder as informaçoes que se quer saber.
Agora aquela senhora que e responsavel pelo orgao aqui no Acre, bem que gosta de midia,ah disso ela gosta....

Lamlid Nobre disse...

Quero registrar neste mesmo espaço, o reconhecimento do equívoco que cometi ao afirmar, dias atrás, que não existe PROCON no Acre.
Na verdade, o órgão existe sim. E a senhora responsável pelo seu bom funcionamento, a Procuradora Silvana Maués, tem um currículo e muita boa vontade em fazer o órgão funcionar.
Este final de semana recebi um e-mail dela me explicando as dificuldades enfrentadas por ela para que o PROCON do Acre funcione e uma enorme lista de coisas que ela tem feito para isso.
Ah! E sobre o meu comentário maldoso com relação a participação dela na mídia, quero reparar gravíssimo erro, informando a vcs, como ela me informou, que suas muitas aparições nos veículos de comunicação se devem ao fato de existirem muitos jornalistas que, diferente de mim, tem outra opinião a seu respeito e dão o espaço que ela precisa para informar a sociedade as ações do órgão.
Concluo apenas, dizendo que torço muito para que os consumidores do Acre tenham seus direitos, de fato, garantidos e não apenas chuva de informações pelos meios de comunicação.
Ah! Quero reparar outro grave equívoco meu: o número do PROCON é 151, e segundo ela, é gratuito.

Anônimo disse...

Vim de salvador para rio branco ha 2 anos e em Salvador utilizei muito o procom de lá.Morei em brasília e lá também utilizei o procom.Aqui precisei duas vezes do mesmo órgão e minha surpresa foi das melhores pois o Procom Acre funciona muito bem nao devendo nada aos de outros locais.Fui muito bem atendida e minhas dúvidas todas resolvidas ,inclusive com resolução da questão de forma rápida e eficiente.Dou nota 10!