sexta-feira, 29 de abril de 2005

PRA NÃO ESQUECER


Acertada a decisão do governador Jorge Viana de enviar ao município de Sena Madureira a força-tarefa para tentar resolver a situação de mais de 200 índios que se ausentaram das aldeias e vivem em barracos de lona e papelão, às margens do Rio Iaco.

Na cidade, índios das etnias jamináwa, kulina e kaxinawá estão sendo vítimas do álcool e, suspeita-se, até da prostituição infantil. Acompanhei o esforço das autoridades e as imagens abaixo expressam um pouco do drama.

Os versos de uma canção do Beto Humberto, do começo dos anos 80, reverberavam em mim enquanto tirava as fotos:

"Essa floresta vai até aonde a vista alcança/ Tem onças, cobras, homens e muitas crianças/ Ainda temos em nossa força uma esperança/ Quem não esquece, um dia cresce e alcança".

7 comentários:

Anônimo disse...

Altino

Fiz esta pergunta pro Toinho e vou fazer pra vc...
Muito certa a iniciativa do Governo de enviar uma "força-tarefa" para resolver este problema dos indios em Sena. Desejo mesmo que tudo vá bem...
Mas tenho uma perguntas que não param de piscar na minha cabeça como um vagalume: e a secretaria criada para trabalhar com questões indígenas não saiba de nada? E o secretário que é indio não tomou providências? E...

Honestamente nas proporções que o problema tá em Sena é dificil acreditar que instituições públicas não sabiam disso. Mas a outra questão é triste: uma secretaria criada para tratar de problemas ligados aos indios que nada faz... é triste, muito triste...

Anônimo disse...

Companheiro Altino, olha eu aqui de novo entrando nas polêmicas do teu blog. Mas é que não resisti quando vi você dando espaço para falar da coluna de um tal de Cláudio Humberto que falou mal da ministra Marina Silva. Rapaz, vamos falar sério em jornalismo! Acho pura perda de tempo dar bola para um cara que foi um dos principais (senão o principal?) responsáveis pela indicação doCollor de Melo, aquele presidente que saiu escorraçado do Planalto pelo povo brasileiro por tantas picaretagens e bandidagens que fez junto com o crápula do PC Farias. Tu achas que esse cara tem alguma moral para falar de Marina Silva, nossa "professora" de ética, de moral, de honestidade, de simplicidade, vinda dos confins dos seringais, onde vive o povo mais simples, mais honesto, mais bonito do mundo? Rapaz, vamos dar atenção para coisas importantes da vida. Grande abraço. Romerito Aquino.

ALTINO MACHADO disse...

Romerito, não se trata de dar espaço ou não ao Cláudio. Também não estou enaltecendo ele. Bem, minha situação é complicada: de um lado, algumas pessoas e minha consciência sugerem que eu reaja às sacanagens do Cláudio Humberto; de outro, você sugere ignorá-lo. Acho que vou parar de escrever para agradá-los. Mas o certo é que não vejo ninguém reagir ou passar informações que expressem a estatura ética da Marina. Vou considerar seu puxão de orelha como um neto deve considerar o puxão de orelha de um avô.

Anônimo disse...

Amigo Altino, seja você mesmo e a tua consciência de vida, de profissão, de tudo.... Com isso, o resto tudo é pinto, como diria um bom galo de terreiro. Seu sacana, essa história de avô só aceito intelectualmente, porque ainda tô fazendo muitos gols de placa na pelada de fim de semana que sempre jogo com meu filho, o Sian ( cabra bom, de 22 anos, gênio do Design de Interface - está no quinto semestre da Faculdade Brasília, a única do gênero no Centro-Oeste, mas que tá precisando de um estágio remunerado - se puderes ajudar de alguma forma, te agradeço de coração!!!) e a turma dele daqui do prédio, a quem também ensinei, desde pequeninos, a jogarem um pouco de futebol. Outro toque de amigo, tira essa tua foto de "gangster fumando cigarro" porque, apesar d'eu ainda fumar, acho que cigarro não tá mais com nada (principalmente para a saúde) e é um péssimo exemplo para quem ver. Além claro, de enriquecer as filhas das putas das grandes empresas do setor, que já mataram milhões de câncer de pulmão e outros males. Grande abraço. Romerito Aquino.

Anônimo disse...

As fotos são de ex-indios. Não há dignidade nos semblantes que você retratou que me faça acreditar que voltarão a ser índios algum dia. Perdoa a franqueza.
Mandá-los de volta para o mato só vai tirá-los das nossas vistas.
É importante que sejam respondidas as perguntas do Anônimo acima, assim como é impressindível que a tal força-tarefa tenha os recursos e o pessoal qualificados para uma forte intervenção social.
Bom também que uma inspeção isenta veja o que acontece nos outros municípios do estado, inclusa a capital.

Anônimo disse...

Caro Altino, mesmo que você me explique dez vezes, no mínimo, como seu tivesse somente seis anos de idade, eu não vou conseguir entender por que essa tal de força tarefa acontece só esporadicamente. O bom disso tudo é que ela sempre ajuda nos raros aparecimentos. Mas por que ela não está sempre ativa? Por que somente em casos extremos? Já que na maioria das vezes funfiona, por que o governo não efetiva essa tal de "Força Tarefa" para agir no cotidiano e em prol da população? Por que só reaparece quando a estatística vai favorecer o governo. Pode escrever: Jorge Viana só tomou essa decisão porque vai se favorecer do fato em poucas horas, dias, em algum tempo próximo.

Anônimo disse...

Alguém deveria lembrar ao senhor Romerito que O Renan Calheiros, alçado à presidência do Senado Federal pelo partido dos trabalhadores, era coleguinha do Collor de Melo e do Cláudio Humberto. Será que só pelo fato de hoje ele ser coleguinha do Tião Malvadeza ficou bonzinho de repente?