sexta-feira, 29 de abril de 2005

MAURO ALMEIDA

Universidade da Floresta vai reunir cientistas e pajés

Em entrevista ao ISA, o antropólogo Mauro Almeida explica os objetivos do novo centro de ensino e pesquisa que começa a funcionar ainda este ano no Acre. Entre os principais: criar uma ponte entre os professores das cidades com os mestres da floresta para valorizar os saberes tradicionais e as alternativas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, sem deixar de atentar para os mecanismos de proteção à biodiversidade da região e aos conhecimentos dos povos nativos. Para ler a entrevista clique em Bruno Weis.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Altino,
Como professor da UFAC, inclusive do Mestrado em Ecologia, Membro do Conselho Universitário e da Câmara de Pesquisa eu fico surpreso com o que sai publicado sobre a Universidade da Floresta.
Até parece que existe uma instituição com esse nome e que não é parte da UFAC.
Até onde sei, Universidade da Floresta é um NOME FANTASIA para captar os recursos que o Dep. Henrique Afonso conseguiu do Governo Federal e para utilizar o espaço físico do antigo Projeto Rondon em Cruzeiro do Sul.
De resto é a UFAC com uma porção de boas idéias para gastar o dinheiro suprindo demandas (justas e antigas) da comunidade do Juruá.
Abraços,
R.Feres

ALTINO MACHADO disse...

Feres, assino embaixo.

Anônimo disse...

Enquanto isso, o mundo virtual elocubra...
http://www.unifloresta.cjb.net/

Anônimo disse...

Altino,
Seria de muito bom tom que o professor R. Feres participasse da próxima reunião do Grupo Trabalho Interministerial e Intersetorial que articula as ações de implantação da Universidade Floresta, do qual a Ufac faz parte, pra entender melhor o processo e o projeto. Seu nome não consta em nenhuma das cinco reuniões do GT. A Ufac É PARTE do projeto com o campus de Cruzeiro do Sul. Mas a Universidade da Floresta não se restringe ao ensino superior! Por isto envolve uma rede de instituições de ensino e pesquisa, Governo Estado, Governo Federal, grupos sociais. Um nome fantasia por si só não seria suficiente pra tanta mobilização, inclusive a coordenação do GT pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia! Como uma professora/pesquisadora colega da Ufac de R. Feres afirmou: esta posição é minoritária...
Ainda bem!
R. Correia - acreana que mora em Brasília e acompanha de pertinho o processo.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Altino por este fórum de informação e se possível prestar minha contribuição com a sequinte reparação, quanto a afirmativa: "cursos de graduação de biologia, farmácia e ecologia" na referica matéria. O correto é que no Campus da Floresta, em Cruzeiro do Sul foram criados os novos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado), Engenharia Florestal e Enfermagem.
Prof. Dr. Leonardo Calderon (CCBN)