quinta-feira, 14 de outubro de 2004

TRAFICANTE, INVASOR E, AGORA, PREFEITO



Eleito em Xapuri já foi preso por tráfico

Vanderley Viana é ex-cunhado de Darly, condenado pela morte de Chico Mendes

FERNANDO DANTAS
Enviado especial

XAPURI – Símbolo mundial da luta pelo meio ambiente e das campanhas do líder seringueiro Chico Mendes, a cidade acreana de Xapuri, governada há oito anos pelo PT, ganhou um inesperado novo prefeito – Vanderley Viana (PMDB), ex-cunhado de DarlyAlves da Silva, justamente um dos condenados pelo assassinato de Chico Mendes. Viana foi preso por tráfico e consumo de drogas nos anos 90 e, entre outros feitos, apossou-se ilegalmente de um terreno do município e agrediu o vice- governador do Acre, Arnóbio de Almeida.

Em uma eleição apertada, Vanderlei,que já havia sido prefeito da cidade na década de 80, derrotou por uma diferença de 153 votos (em 6.887 válidos) o vereador Raimundão Barros, do PT. Com aparente espírito de conciliação, o prefeito eleito disse ao Estado que não se considera inimigo do PT nem do governador do Acre, o petista Jorge Viana. Garante também que é grande admirador de Chico Mendes e pretende preservar Xapuri como centro de turismo e práticas ecológicas. “Eu tinha o Chico como um grande amigo meu”, afirmou.

Não é o que relatam os companheiros de luta do líder seringueiro, assassinado em dezembro de 1988. “O tempo dele (de Vanderley) na prefeitura foi o pior que nós já tivemos, foi quando houve mais empates (mobilização dos seringueiros para evitar derrubada de florestas) e mais morte dos nossos companheiros”, diz Raimundo Monteirode Moares, o Didoca, de 65 anos. Didoca foi um dos fundadores, junto com Chico Mendes, do sindicato dos seringueiros de Xapuri.

Defesa – Vanderley afirma que seu casamento acabou porque ele se opunha à violência da família dos matadores de Chico Mendes – Darly, omandante, é pai de Darcy, que fez os disparos. “Foi um acaso que aconteceu, coisas amorosas, mas em momento algum eu tive participação ou apoiei as atitudes (de Darly e de Darcy)”.

Quanto às drogas, o prefeito eleito reconhece que foi usuário de cocaína, mas nega ter traficado: “Eu tive um momento em que me envolvi, não com tráfico, apenas com consumo, há dez anos; graças a Deus, nunca fui traficante nem pertenci a esquadrão da morte”. Ele acrescenta que se restabeleceu com a ajuda dos amigos e da família, e que sua eleição como prefeito é prova de que o povo de Xapuri acredita em sua recuperação.

Vanderley admite, entretanto, que se apossou de um terreno do município de forma ilegal. “Eu me apossei na época, há 16 anos, de uma areazinha pequena, que tinha lá, e que depois eu vi que não tinha futuro”, conta ele. “Alguém me o fereceu uma quantia, naquela época irrisória, e eu vendi. Era abandonado, ninguém tomava conta, eu peguei, mas não foi com intenção de prejudicar ninguém.”

O problema é que o terreno se transformou em motivo de conflito entre o governo do Acre e o atual proprietário. Em junho, o Estado conseguiu em primeira instância a reintegração da posse do terreno, onde se planeja construir uma fábrica de camisinhas, que usará como matéria-prima o látex natural dos seringais de Xapuri. O proprietário recorreu. Segundo a imprensa acreana, Vanderlei, enquanto tinha a posse do terreno, o batizou de ‘Chácara Minha Deusa’.

Para muitos moradores de Xapuri,Vanderley será um prefeito dinâmico. “A cidade está abandonada, falta iluminação, tem buracos nos ramais (estradas secundárias) e muita coisa precisa ser revigorada”, argumenta Manoel Oliveira, 71 anos. Ele votou em Vanderley.


Projetos sociais podem parar com mudança

XAPURI – O casal de italianos Arialdo Dominioni e Clara di Biasi, que coordena um projeto social social em Xapuri, recebeu um e-mail na última quarta-feira, de seus superiores na Itália, ordenando que encerrassem as atividades do programa e retornassem ao país natal. Motivo: a eleição de Vanderley Viana.

“Eles ficaram preocupados até com a nossa integridade física, mas isto é claramente um exagero”, diz Dominioni. Ele já conversou com a Associação Amazônia Brianza, com sede na cidade de Como, na Itália, e que é a principal patrocinadora do projeto. A ordem foi mudada, e agora o importante é saber como o projeto vai poder funcionar com a mudança na prefeitura de Xapuri, que é parceira.

O projeto, iniciadoem2001, e que contou com o incentivo da atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, engloba a formação de marceneiros, criação de pequenas empresas, uma cooperativa de mulheres(que faz em pequenos objetos de madeira), certificação ecológica da extração de madeira e uma creche para mães carentes.

Segundo Dominioni, a campanha de Viana foi muito agressiva em relação aos estrangeiros que atuam em Xapuri,em atividades ligadas à ecologia e turismo.“ Não vou fazer oposição ao movimento ecológico, mas sim àqueles que exploram nossas riquezas”, disse Viana ao Estado. Depois de eleito, porém, de acordo com o relato de Dominioni, Viana já esteve com o italiano e garantiu que não tinha nada contra o projeto. (F.D.)

Fonte: O Estado de S. Paulo

4 comentários:

Anônimo disse...

Difícil comentar aqui! :)
Já no caso de Xapuri, melhor dizer: Eles por eles, elas por elas".

Anônimo disse...

Caso Xapuri

Sei que isso que vou escrever não tem nada sobre sua reportagens como fala de Xapuri....

Achei foi bom o PT TER PERDIDO em Xapuri, o governo não faz nada por lá, será que é tão custoso da uma pequena mão de asfalto naquelas ruazinhas, e outros serviços a mais.
Sei que deve estar pensando: mas isso é serviço da prefeitura, mas sim, se é só a prefeitura que tem que fazer esses pequenas arrumações, por que é que o Governador não esquece de pedir voto por lá toda vez que tem eleição? Hum........

Sei que deve estar dizendo, mas Xapuri é reconhecida pelo mundo todo, graças ao apoio do governo Hum sei, e o que mais?
Tudo mundo sabe que Xapuri é reconhecida pela luta de CHICO MENDES e não pelo esforço de marketing do governador.
Por falar nisso o governador daria um bom garoto propaganda, jovem e com alto grau de persuasão, alias às vezes até me pergunto, além de ler muito pra ter um discurso bom do jeito que ele tem, quem terá sido seu mestre de oratória? Algum sofista? Rs.
Em relação ao apoio, isso é o mínimo que ele pode fazer por lá.

Certo dia contaram-me que CHICO MENDES sempre dizia: Sei que serie um herói morto. Pobre Chico ele sabia bem no que havia se metido.

Será que o povo de lá não espera algo do governo?
O resultado dessa ultima eleição mostra que sim, mas que o povo não é tão bestinha como antes.

O PT NÃO É SANTO.

Anônimo disse...

Tenho certeza que as suas calunias não procedem.Já estava passando da hora do PT sair FORA.Um REINADO de 8 anos roubando,todos nós CIDADÃOS somos conscientes que o PT é só uma FARSA.E apesar de não ter o apoio do governo estamos satisfeitos com o inicio da atuação do nosso prefeito. É crivel, que esses comentarios ridiculos q vc publicou é puro dispeito, pois com certeza deve estar se beneficiando de uma forma direta ou indiretamente com esses publicações baratas!!!!!!!! Não se venda por tão pouco, quem sabe um dia vc pode precisar do dele!!

Anônimo disse...

realmente compreendo sua falta de criatividade, quando refere-se ao prefeito, porém, deveria dar enfase nas autualidades, como exemplo: corrupção pt, ex- ministro corrupto, querendo ser vitima,prefeito de Xapuri que roubou materiais de expediente, para deixar o atual prefeito em maus lençois, entre outros que me dá nauseas só em pensar. Na verdade não precisamos de gov., mas sim de administrador, alguém que independente de partido seja pelo povo.
reflita !