quarta-feira, 20 de outubro de 2004

BOBAGENS LEGISLATIVAS

Tramita cada bobagem na Câmara. Existe lá, de autoria do deputado Almir Moura (PL-RJ), projeto de decreto legislativo que propõe a realização de plebiscito nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso sobre a possibilidade de tornar os estados da região amazônica em territórios federais.

Almir Moura, que é radialista e pastor da Igreja Internacional da Graça, afirma que a intenção é dar um novo status às unidades da federação localizadas na Amazônia. E ele fala em tom pretensamente sério:

- Uma maneira de fazê-lo seria diminuir sua autonomia em favor da União, de forma que esta pudesse assumir mais responsabilidades na conservação dos valiosos recursos naturais da maior e mais importante floresta do planeta.

Na avaliação de Almir Moura, a implantação de territórios federais favorecerá a ocupação da Amazônia de forma ordenada, viabilizando maior atuação do estado na área.

- Estamos certos que o desenvolvimento da Amazônia depende da integração da sua economia à nacional, da superação de deficiências estruturais e do aproveitamento sustentável de seus bens. A melhor forma de enfrentar esses problemas que se apresentam é interiorizar a ação governamental, tendo em vista o abandono em que se encontram diversas localidades.

Vamos torcer para que o projeto aguarde eternamente encaminhamento às comissões técnicas.

Outra bobagem é o projeto de decreto legislativo, do deputado Miguel de Souza (PL-TO), que propõe a realização de um plebiscito em Rondônia para saber a opinião da população sobre a mudança do nome do estado para Guaporé.

Justificativa: sanar os constantes equívocos dos órgãos federais, veículos de imprensa e entidades privadas, que confundem os estados de Rondônia e Roraima, localizados no norte do País.

- Essa confusão vem prejudicando os dois estados, a ponto de o Governo Federal enviar recursos referentes a projetos de Rondônia para Roraima. São também comuns as trocas das siglas dos dois estados devido à semelhança dos nomes - afirma o deputado.

Caso o projeto de decreto legislativo seja aprovado, o Tribunal Regional Eleitoral terá prazo de seis meses para realização do plebiscito. O projeto aguarda encaminhamento às comissões técnicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas olha quem encontei!
Até vc no mundo do blog...que legal!
Seu blog está show!
Parabéns!
Sucesso!
Saudades!
x=)
Beijos!
Karin!

André Neri disse...

Muito bom posto Altino. Esse Almir Moura parece ser tão maluco quanto o Bezerra e o Estado do Juruá! Obrigado pela visita ao sobre a mesa. Volte mais lá, sua opinião é de muita importância. Abraços!